Data de Hoje
2 August 2021

Alckmin especula disputar eleição presidencial indireta, diz blog

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), avalia a possibilidade de sair candidato em caso de eleições indiretas para presidente da República. Segundo informações do colunista do UOL Josias de Souza, o tucano ainda não bateu o martelo, mas já até consultou juristas para saber se poderia se candidatar e manter o cargo em São Paulo. A resposta foi afirmativa.

O Brasil poderá ter seu terceiro presidente desde a eleição de 2014, caso Michel Temer (PMDB) não resista à crise política, escolhido por meio do voto indireto — quando apenas os parlamentares do Congresso vão às urnas. Segundo o blogueiro do UOL, Alckmin já recebeu apoio de outros governadores e conversou com seu grupo político sobre a possibilidade.

Além disso, o tucano de São Paulo passou a avaliar que seria ele, e não o senador Tasso Jereissati (PSDB) o melhor candidato do partido para o mandato tampão até 2018. Há, ainda, a análise de que o presidente que chegar até 2018 automaticamente coloca seu nome para reeleição.

Alckmin busca desde 2006 a Presidência da República. Naquele ano, perdeu para o petista Luiz Inácio Lula da Silva, que alcançou a reeleição. Mesmo derrotado, o governador continua com a ambição de se tornar chefe maior do Brasil.

Porém, terá dura missão nas eleições indiretas. Isso porque, segundo o blog do UOL, o favorito para a disputa indireta é o atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Se Temer tombar, Maia se torna presidente e convocará eleições no Congresso.

Além de ótimo trânsito com o atual governo e ampla vantagem na Câmara, Maia pode abocanhar parte dos votos da esquerda se conseguir se aproximar de Aldo Rebelo (PC do B).

Facebook Comments