Data de Hoje
20 April 2024
Foto: Reprodução

Alimentar-se como os japoneses garante mais tempo de vida; Diz estudo

Em estudo publicado no especializado “British Medical Journal”, a longa expectativa de vida no Japão está bastante relacionada à dieta típica do país. Os japoneses consomem menos alimentos ricos em certos carboidratos, vegetais e frutas, além de peixe e carne vermelha. Esta realidade constrói uma dieta com baixos índices de gorduras saturadas e alimentos processados.

O governo japonês publicou estudo em 2005 sobre guia de alimentação saudável. Dez anos depois, pesquisadores do Centro Nacional para Saúde Global e a Medicina, em Tóquio, investigaram de que maneira essas orientações estavam atingindo as taxas de mortalidade.

Analisando questionários de saúde respondidos por 36.624 homens e 42.920 mulheres de 45 a 75 anos que não tinham histórico de câncer, derrame e doenças cardíacos ou hepáticas, a equipe concluiu que as pessoas que seguiam o guia alimentar tinham risco de morte reduzido em 15%.

“Nossas descobertas sugerem que um consumo balanceado de energia, grãos, vegetais, frutas, carne vermelha, peixe, ovos, produtos de soja, laticínios e bebidas alcóolicas pode contribuir para a longevidade reduzindo o risco de morte, principalmente a morte causada por doenças cardiovasculares, na população japonesa”, concluiu o estudo.

Click Notícias