Data de Hoje
29 March 2024

Alunos da rede municipal participam de avaliação do aprendizado para aperfeiçoar processos

Foto: André Carvalho/Smed

Na próxima semana, de segunda (13) a sexta-feira (17), cerca de 110 mil alunos da rede municipal de Salvador passarão por uma avaliação diagnóstica de aprendizado, com o objetivo de aferir o desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática.

Criado em 2013, o Programa Salvador Avalia (Prosa) também visa realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do processo de ensino. As provas são direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.

Para garantir a observância dos protocolos sanitários, foi construído um cronograma para a aplicação do Prosa com datas específicas para cada ano escolar. As provas serão aplicadas no horário de aula do aluno.

Conforme o calendário, as turmas do 1º e do 9º anos farão as provas na segunda-feira (13); na terça (14), é a vez dos alunos dos 2º e 8º anos; na quarta (15), estudantes do 3º e 7º anos farão a prova; na quinta (16), será a vez das turmas de 4º e 6º anos; e, encerrando a semana, os alunos do 5º ano participam da avaliação na sexta-feira (17).

Aperfeiçoamento da educação pública

Para o secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, o Prosa é importantíssimo para o aperfeiçoamento da educação pública municipal, principalmente neste momento de pandemia, com a suspensão das aulas presenciais por mais de um ano.

“Precisamos saber o nível de aprendizado dos nossos alunos e, a partir desses dados, traçar estratégias que permitam sanar as dificuldades e garantir a qualidade do ensino/aprendizagem”, pondera.

O titular da Smed destaca ainda a importância de os responsáveis mandarem as crianças e adolescentes para a realização das provas. “Quanto maior o número de participantes, maior será a eficiência do processo”, pontua.

A diretora pedagógica da Smed, Cinthia Santos, destaca que, este ano, a dinâmica de aplicação das provas será diferente.

“Normalmente, as avaliações do Prosa eram realizadas em um único dia. Mas, optamos por fazer esse desmembramento para garantir a segurança sanitária dos alunos, professores e funcionários. Assim, os pais, mães e responsáveis por nossos alunos podem mandar seus filhos com tranquilidade para fazer a prova, pois os protocolos estão sendo seguidos com rigor”, explica.

MUITA INFORMAÇÃO