Data de Hoje
30 July 2021

Amanhã Salvador terá Marcha das Vadias no 2 de julho

weett

Amanhã, 2 de Julho, data em que é comemorada a Independência da Bahia, será realizada a Marcha das Vadias de Salvador, evento nacional que luta pelo fim da violência e respeito aos direitos das mulheres. A concentração acontece a partir das 8h, na Soledade (Praça Maria Quitéria), no bairro da Liberdade.

“Traga seus cartazes e faixas de protesto. Viemos anunciar que não somos apenas bunda e peito, merecemos Respeito!”, diz o comunicado oficial do evento no Facebook. Mais de 300 pessoas confirmaram presença. Neste ano, além da defesa da dignidade da mulher na sociedade, o evento vai combater o cissexismo e a transfobia.

A Marcha das Vadias, eclodida no Canadá em janeiro de 2011, protesta contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro teriam provocado a violência por seu comportamento. A ação foi uma resposta à declaração de um policial durante uma palestra na universidade de Toronto, onde teria sugerido às estudantes que evitassem se vestir como “vadias” para não serem vítimas de assédio.

A primeira Marcha das Vadias no Brasil ocorreu em São Paulo, em 4 de junho de 2011. O evento também já foi realizado no Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília, entre outras capitais brasileiras. Na Bahia, a marcha já aconteceu em cidades como Itabuna e Cachoeira.

Marcha-das-Vadias

Facebook Comments