Data de Hoje
26 September 2021
Foto: Divulgação/ Islamic State / Mandate of Homs

Ameaça de atentado do Estado Islâmico ao Brasil é confirmada por agência de inteligência

Se o Brasil parecia um país distante da mira do grupo terrorista Estado Islâmico, agora parece que as coisas mudaram. Em uma postagem feita pelo terrorista francês Maxime Hauchard, 22 anos, que é membro do grupo, ele publica no perfil do Twitter uma ameaça ao Brasil . “Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse País de merda”, disse na rede social em novembro de 2015. Segundo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o perfil é verdadeiro e realmente pertence ao terrorista que aparece em vídeos do Estado Islâmico decapitando sírios.

75yutcwati9o36nw873rx3xu9

A ameaça foi feita uma semana após os atentados de 13 de novembro na França, que causaram a morte de 129 pessoas e deixaram outras dezenas feridas, esclareceu a Abin no jornal O Dia, nesta quinta-feira (14).

A agência tem realizado o monitoramento de mensagem que possam vir a ser alguma ameaça de ataque terrorista, informou o diretor de Contraterrorismo da Abin, Luiz Alberto Sallaberry. “Percebemos que o perfil realmente era do Maxime, um dos líderes do Estado Islâmico. A partir do momento da postagem houve uma maior intensidade nos discursos de agressividade dos autoproclamados seguidores do grupo terrorista no Brasil (…)Maxime é uma espécie de garoto-propaganda do Estado Islâmico. Saiu de um vilarejo no interior da França para a Síria, aos 18 anos, onde se integrou ao terrorismo. É o segundo na linha de comando de decapitadores e gosta de dizer que estar no grupo”, explicou.

Sallaberry ainda acrescentou que simpatizantes do grupo já foram localizados no país e classificados como “lobo solitários”.  Simpatizantes preocupam o governo brasileiro. “Posso dizer que são de origem salafista sunita, comunidade que está ligada ao Estado Islâmico. Não estou dizendo que vai acontecer um atentado. Estou dizendo que é a primeira vez que a probabilidade aumentou sobremaneira no nosso país”, finalizou.

Por Click Notícias
Facebook Comments