Data de Hoje
13 June 2021

Após achar centenas de rabos, MG investiga venda de “churrasquinho de gato

 

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a venda de churrasquinhos feitos de carne de gato em festa que reuniu milhares de pessoas em São Lourenço (MG), município de 42 mil habitantes a 390 km de Belo Horizonte.

Neste sábado (15), foram encontrados 150 rabos de gatos espalhados em sacos de plásticos azuis, usados para lixo, na rua de entrada do bairro Vale dos Pinheiros, local onde foi realizada a Festa de Agosto, principal evento anual do município. A PM (Polícia Militar) Ambiental recolheu o material e encaminhou para a delegacia, onde foi aberto o inquérito.

“Agora, a principal linha de investigação é verificar se gatos foram usados para fazer churrasco durante a Festa de Agosto”, afirmou nesta quinta-feira (20) o delegado Marcel Junqueira, responsável pela 3ª Delegacia Regional de São Lourenço. “As outras hipóteses iniciais, de magia negra ou pura maldade, estão descartadas. Pelo menos, por enquanto”, disse.

As outras suspeitas foram descartadas porque, após o trabalho inicial da perícia, constatou-se que os rabos dos gatos tinham uma raspagem em forma de espiral, feita por alguma máquina, ainda não identificada. Além disso, segundo o delegado, normalmente os rituais de magia negra utilizam somente gatos pretos. “Gato branco ou pardo, nem pensar, eles [os envolvidos com magia negra] não usam.”

Para completar, foram encontrados na terça-feira (18), num matagal próximo, outros 50 rabos, também acondicionados em saco plástico, na mesma situação: a raspagem em forma de espiral. No inicio da noite desta quarta-feira (19), ativistas do Patrulha Animal, de São Lourenço, encontraram mais cerca de 80 rabos de gato, nas mesmas condições, em uma estrada, a cerca de dois quilômetros da cidade. Com isso, são 280 rabos de gatos encontrados no município, com as mesmas características, desde sábado (15).

“Diferentemente dos outros rabos encontrados, estes últimos estavam em estado avançado de decomposição, possivelmente mortos há mais de dez dias. Isso nos leva a suspeitar que os gatos possam ter sido usados como alimento durante a realizada da Festa de Agosto”, disse o delegado.

Barracas serviram milhares de pessoas

A Festa de Agosto, que aconteceu entre 31 de julho e 10 de agosto em São Lourenço, reuniu um público médio de 10 mil pessoas por noite. Aberta por Fernando & Sorocaba, no dia 31 de julho, teve shows de Thiaguinho, Humberto & Ronaldo, Gusttavo Lima e Roupa Nova, entre outros.

O gerente de Vigilância Sanitária do município Luiz Roberto Miranda Bacha afirmou nesta quinta-feira (20) que quatro barracas comercializaram churrasquinho durante os dez dias da Festa de Agosto. Eles foram fiscalizados, antes e durante o evento, segundo Bacha.

“São barraqueiros conhecidos da prefeitura e que possuem estabelecimentos de alimentação na cidade. A polícia está investigando o caso, mas não acredito nessa hipótese da venda de churrasquinho de gato durante a festa”, disse o gerente

Facebook Comments