Data de Hoje
18 October 2021

Aprenda a identificar os sinais de uma mentira

Reconhecer uma mentira pode não ser tarefa fácil, mas algumas estratégias podem ajudar a identificar os enganadores de plantão. Existe uma ciência por trás de tudo isso que revela os principais sinais das mentiras que são contadas.

De acordo com os especialistas em entrevista ao Daily Mail, o semblante e o sorriso são os aspectos mais importantes para saber se o que sendo dito  é verdadeiro. “É uma questão de observar cautelosamente”, contou Pamela Meyer, autora do livro “Flagrando Mentirosos” e CEO da empresa Calibrate, que treina pessoas e empresas para identificar fraudes. “É uma questão de observar com cuidado”, completa David Matsumoto, professor de psicologia da Universidade de São Francisco e treinador da polícia americana.

Alguns sinais, abaixo, podem, de acordo com os especialistas, ajudar a identificar uma mentira

Ver as imagens

 

Mudanças de expressão

Ao contrário do que muita gente imagina, a mentira nem sempre é acompanhada de nervosismo ou inquietação, é possível soltar algo sem a menor preocupação externa. “Algumas pessoas naturalmente congelam quando estão de frente com a polícia, mesmo se estiverem falando a verdade. A chave é fazer uma pergunta neutra, que seja absolutamente verdade (pedir uma opinião, por exemplo) e comparar as mudanças na expressão”, diz Pamela.

Vocabulário

Prestar atenção a maneira como a outra pessoa fala também é importante, já que quando mentem os seres humanos tendem a usar uma linguagem mais distantes e vagas.

Cronologia dos fatos

Memórias falsas são construídas em ordem cronológica, então é difícil para o mentiroso ter que contar a história de traz para frente ou responder perguntas de trechos aleatórios. A tática é muito utilizada em interrogatórios para identificar a veracidade das informações, segundo Matsumoto.

O sorriso

Você costuma reparar no movimento dos lábios das pessoas? É no sorriso, segundo Pamela, que mora o segredo: um sorriso verdadeiro é percebido também nos olhos, enquanto o falso aparece só na boca. Sorrir de maneira contida, com apenas o canto do lábio curvado, é outro indicativo clássico.

Facebook Comments