Data de Hoje
19 April 2024

Associações entram com ação contra sucateamento do Ferry-Boat e medidas restritivas nas ilhas no MP-BA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), deve responder através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA) e da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) as denúncias apresentadas pelas Associações Municipal e Metropolitana de Pessoas com Deficiência (AMTDEF) e da Associação de Mobilidade Urbana de Salvador (ADMUR) no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) sobre as possíveis manobras da gestão estadual para sucatear o sistema de transporte marítimo Ferry Boat que liga a capital baiana a Ilha de Bom Despacho.

Ao Click Notícias, o presidente da AMTDEF, Cledson Oliveira, afirmou que o Governo da Bahia tem deixado de investir na manutenção e operação do sistema numa tentativa de sucatear o serviço para favorecer a implantação da Ponte Salvador-Itaparica por uma empresa chinesa. “O governo aportou aproximadamente R$ 3 milhões na batimetria da dragagem realizada do calado da estação bom despacho nos anos de 2019 e 2020, porém esse investimento não tem efeito direto para as embarcações que operam nas imediações”, disse.

Cledson também informou a reportagem, que a construção da gaveta no terminal de São Joaquim, em Salvador, com custo aproximado R$ 9 milhões, foram percebidas por ambas as associações, ainda no processo de construção erros de engenharia, que foi denunciado a então Subsecretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, sra. Cecilia para que se fossem tomadas providencias, porém nada houvesse acontecido em tempos. Ainda segundo o representante da associação, o mesmo dialogo foi tido com Carlos Eduardo, responsável direto pela AGERBA.

Atualmente as embarcações Ivete Sangalo e Ana Nery correm o risco de serem sequestradas pelo banco credor por conta da não efetivação de pagamento nem pelo Governo do Estado, tão pouco, pela antiga administradora do sistema a empresa TWB o que pode acarretar em prejuízo direto à população que precisam dessas embarcações diariamente caso esses barcos sejam sequestrados pela instituição financeira.

“Nos últimos três anos teve a aceleração de desgaste de três embarcações fundamentais e imprescindível para prestação de serviços a olha de Itaparica são elas Agenor Gordilho [Já afundada no entrono da baía de todos os santos], Jutahy Magalhaes [aguardando processo para também ser afundada], e a mais recente Maria Bethânia sucateada e já no Rol das que comporão o acervo do fundo de mar, sem que o governo apresentasse a população nenhum de plano de substituição desses equipamentos”, ressaltou.

Cledson Oliveira também denunciou ao MP-BA que as ações do governador Rui Costa para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19) na Bahia, como as restrições de horários e funcionamento das travessias para Ilha têm trazido diversos prejuízos para população de quase cinco milhões de habitantes.

“Cerca de 80% dos moradores das ilhas que trabalham no sistema foram demitidas desde o início das restrições, fazendo com que milhares de pessoas entrassem em situação de miséria por falta de alimentos. Contundo, foram aplicados subsídios ao sistema metroviário, investimento no VLT do subúrbio, contrapartida no BRT sem que promova nenhuma medida protetiva ou de atenção a um sistema que atende a região a Costa do Dendê, Baixo Sul e Recôncavo no fluxo superior a cinco milhões de usuários”, disse.

Após anúncio da prorrogação das medidas restritivas, publicada na versão on-line do Diário Oficial do Estado de domingo (2), a empresa que administra o sistema ferry-boat informa que o sistema vai ser suspenso no próximo fim de semana. O decreto estadual prevê a suspensão do funcionamento nos dias 8 e 9 de maio (sábado e domingo). A Internacional Travessias informa que o ferry segue normalmente até sexta-feira (7), com viagens das 5h30 às 20h30.

De segunda a sexta-feira, as saídas a partir do Terminal São Joaquim são: 5h30, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30 e 20h30; e a partir do Terminal Bom Despacho, 5:30h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h30 e 20h30.

Fonte: Redação Click Notícias