Data de Hoje
25 April 2024
Foto reprodução

Ataque terrorista deixa mais de 20 feridos e fecha metrô de Londres

A polícia de Londres e serviços de emergência foram deslocados para o entorno da estação de metrô Parsons Green, na zona oeste da capital inglesa, onde um atentado terrorista com uma bomba foi registrado por volta das 5 horas da manhã (9 horas no horário local) desta sexta-feira (15). O Serviço Nacional de Saúde disse que 22 pessoas foram levadas a hospitais, mas que nenhuma estava em estado grave.

Passageiros a bordo de um trem que seguia para a capital fugiram enquanto o fogo tomava o vagão na estação de Parsons Green, no oeste de Londres, às 8h20 (horário local). Alguns sofreram queimaduras e outros foram feridos durante a correria, disseram testemunhas.

Neil Basu, principal coordenador nacional do policiamento de contraterrorismo, classificou a detonação como um incidente terrorista. A primeira-ministra britânica, Theresa May, convocou uma reunião do comitê de reação de emergência do Reino Unido ainda nesta sexta-feira, informou seu escritório. 

O chefe de combate ao terrorismo da polícia britânica, Mark Rowley, afirmou em pronunciamento que a explosão foi causada por um artefato caseiro. O dispositivo se encontrava em um balde colocado dentro de um vagão. Produtos químicos que teriam provocado a explosão estavam dentro de um saco plástico de supermercado.

A polícia de Londres trabalha no caso com o apoio do serviço de inteligência britânico, o MI5, de acordo com Rowley. 

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, emitiu um comunicado no Twitter condenando o atentado: “Nossa cidade condena fortemente os indivíduos terríveis que tentam usar do terror para nos ferir e destruir nosso estilo de vida. Como Londres já provou diversas vezes, nós não seremos intimidados ou derrotados pelo terrorismo”, diz a publicação. 

Caos no metrô

Fotos feitas no local mostraram um balde branco com uma sacola de supermercado no chão de um vagão. O balde estava em chamas e parecia haver arames na parte superior.

“Eu estava no segundo vagão a partir da traseira. Ouvi uma espécie de assobio. Olhei para cima e vi o vagão inteiro envolto em chamas que vinham na minha direção”, disse Ola Fayankinnu, que estava no trem, à Reuters.

“Muitas pessoas foram pisoteadas. Havia celulares, chapéus, sacolas para todo lado, e quando olhei para trás vi uma sacola em chamas. As pessoas gritavam, chocadas, algumas pessoas haviam sido feridas, algumas pessoas haviam sido pisoteadas”.

Fora da estação, uma mulher se sentava no chão com um curativo na perna enquanto policiais armados patrulhavam. Uma testemunha da Reuters viu uma mulher sendo levada em uma maca com as pernas protegidas por uma coberta metálica.

Histórico de terror

Em 2005, 52 pessoas morreram quando quatro militantes islâmicos britânicos se explodiram em três trens do metrô de Londres e um ônibus, e neste ano o Reino Unido sofreu outros quatro ataques atribuídos a terroristas.

Rowley disse nesta semana que houve uma mudança no nível de ameaça.

Nos três anos passados até março deste ano, a polícia impediu 13 ataques em potencial. As 17 semanas seguintes concentraram os quatro atentados, mas as autoridades frustraram outros seis, afirmou Rowley. R7