Data de Hoje
21 February 2024
Foto: Agecom

Ataques de morcegos deixam Prefeitura em alerta

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem intensificando as ações de combate à raiva na região de Patamares após denúncias de moradores de que cães de estimação estariam sendo atacados por morcegos. Equipes do CCZ reforçaram a vacinação antirrábica nos animais da área e promoveram atividades educativas para alertar a população sobre o risco da manipulação desse tipo de animal silvestre.

Veterinários do órgão também estão realizando ações de vigilância que resultaram na captura de 16 morcegos. Os exames laboratoriais realizados até o momento detectaram a presença do vírus da raiva em duas espécies de hematófagos (que se alimentam de sangue), fato que pode expor seres humanos e bichos ao risco de infecção. “A simples presença dos morcegos não representa risco à saúde, já que esses animais não costumam atacar as pessoas. No entanto, eles não podem ser manipulados diretamente porque a transmissão do vírus ocorre com a saliva do animal”, destacou Aroldo Carneiro.

Ações:
Para manter a capital baiana livre da raiva, a SMS tem intensificado as ações de vacinação de cães e gatos, inclusive de animais de rua. No ano passado, 91 mil cães e 32 mil gatos foram imunizados. Além da imunização de rotina realizada o ano inteiro nos postos de saúde, o CCZ realiza também a vacinação domiciliar em abrigos ou locais com mais de 10 animais, bem como uma campanha anual de imunização. Esse ano, a estratégia está prevista para setembro. O município disponibiliza ainda vacina e soro antirrábico para humanos em caso de ferimentos provocados por animais suspeitos.
Click Notícias