Data de Hoje
29 March 2024
F

Atenção condutores: Novos radares de aço ficarão em cabines laranjas, entenda

Novos radares estáticos com uma nova identificação começa neste mês de abril. O equipamento, operado sem a necessidade presencial do agente, passa a estar abrigado em uma cabine na cor laranja, que será facilmente visualizada pelos condutores.

De acordo com o superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), Fabrizzio Müller, a medida visa também a proteção do radar estático. Segundo ele, as cabines são feitas de aço reforçado “antivandalismo”. “Por estar posicionado apenas sob um tripé, o equipamento fica sujeito a situações que possam atrapalhar a aferição, como uma forte chuva ou até mesmo atos de vandalismo. Decidimos então pela utilização de uma cabine em aço inox reforçado, antivandalismo, que está sendo instalado em todos os pontos de utilização do radar estático utilizados pela Transalvador. Além disso, para facilitar a visualização e identificação pelos motoristas, essa cabine está na cor laranja, que chama bem a atenção do condutor”, salienta.

A cidade possui 117 pontos de radares estáticos, distribuídos estrategicamente em vias com maior fluxo de veículos, maior número de acidentes ou maior número de situações de desrespeito às leis do trânsito, entre outras características. Entre os locais estão as avenidas Manoel Dias da Silva, Luis Viana (Paralela), Afrânio Peixoto (Suburbana), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Dorival Caymmi (Itapuã) e Vasco da Gama. A lista completa de locais dos radares estáticos pode ser acessada no site: www.transalvador.salvador.ba.gov.br.

Levantamento – Um levantamento da Transalvador aponta que o índice de mortes por acidentes de trânsito caiu 23,1% em Salvador entre 2011 e 2015. O número, em 2011, foi de 238, tendo sofrido aumento no ano seguinte, quando 247 mortes foram registradas. Em 2013, o número reduziu para 221 mortos, 189 em 2014 e 183 em 2015.

Ainda conforme Müller, em 2015, mais de 356 mil condutores foram notificados por excesso de velocidade em Salvador. “Esta infração é apontada como uma das que mais ocasionam acidentes fatais”, disse. Atualmente, as 35 vias mais perigosas da capital são dotadas de mais de 180 equipamentos de fiscalização eletrônica. “Essa fiscalização está sendo estendida também a bairros populosos”, frisou.

Bahia.Ba