Data de Hoje
2 August 2021
Foto: Reprodução

Audiência Pública irá decidir mudança e estrutura da nova Sede do Abrigo para idosos

Durante a super terça(07/1), o vereador e ouvidor da Câmara Municipal Luiz Carlos Suíca (PT), falou sobre a proposta da prefeitura em mudar a sede do Abrigo Dom Pedro II para outro bairro.

O edil fez uma visita técnica ao Abrigo Dom Pedro II, na última quarta-feira (1º), segundo a coordenadora técnica, Thamires Almeida, a prefeitura demora muito tempo par fazer reformas no local. Existem equipamentos precisando de reforma e há também a falta de segurança.

A mudança da sede da instituição da Boa Viagem para o bairro de Piatã foi debatida pelo vereador Suíca, pela coordenadora técnica do Abrigo Dom Pedro II, Valéria Brito, e Maria Augusta Pires, respectivamente.

“A Ouvidoria da Câmara tem um caráter ativo. O que motivou a convocação desta visita técnica foi a veiculação em diversos meios de comunicação da suposta mudança de endereço do Abrigo Dom Pedro II para um local indevido ou inferior ao atual”, esclareceu o ouvidor da Câmara.

Para continuar debatendo o tema, Suíca fará uma reunião com o promotor do Ministério Público do Estado, Ulisses Campos de Araújo. A intenção é realizar, conjuntamente, uma audiência pública para debater a mudança de endereço do abrigo, estrutura, condições em geral. Segundo o vereador, existem cerca de 70 idosos que moram durante anos no abrigo, em sua maioria, são abandonados pela família.

O MP deu 15 dias para a Ouvidoria da Câmara visitar o novo local para analisar o novo equipamento e logo após enviar um relatório com as respectivas análises.

As gestoras da unidade explicaram que, diante da impossibilidade de fazer reformas no imóvel da Boa Viagem, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e da necessidade de atender os requisitos mínimos para cumprir o papel na prestação de serviços aos idosos, foi encontrado um novo local para o abrigo em Piatã.

A coordenadora técnica do abrigo disse que estão sendo realizadas assembleias e reuniões com os familiares e os idosos, a fim de esclarecer as dúvidas de todos. “Tais reformas seriam fundamentais devido à estrutura muito antiga e às necessidades dos idosos. A Codesal envia frequentemente notificações sobre o risco de desabamento da unidade. Muitas áreas já foram isoladas. O novo endereço atende às nossas necessidades. A maior parte dos idosos já manifesta interesse pela mudança”, afirmou Valéria Brito.

Por Click Notícias
Facebook Comments