Data de Hoje
29 March 2024
App Auxílio Emergencial ao Trabalhador

Auxílio Emergencial: bloqueio da conta não muda data de pagamento

Beneficiários que tiveram a conta da Poupança Social digital bloqueada por suspeitas de fraudes ou inconsistências cadastrais vão receber a parcela atual do auxílio emergencial de R$ 600 assim que o desbloqueio for concluído – caso a data de pagamento tenha passado.

Dessa maneira, bloqueados nascidos em janeiro e fevereiro, que deveriam ter recebido uma parcela do benefício, respectivamente, na quarta (22/7) e na sexta-feira (24/7), receberão o dinheiro assim que conseguirem liberar a conta. A informação foi confirmada pela Caixa.

“Esclarecemos que o bloqueio não interfere no calendário de pagamento. Assim que a conta é desbloqueada, o crédito fica disponível para o beneficiário”, informou o banco, em nota enviada ao Metrópoles. Assim, quem recebe apenas em agosto, por exemplo, não precisa se preocupar em desbloquear a conta logo agora.

O Ministério da Cidadania informou na terça-feira (21/7) ter bloqueado cerca de 1,3 milhão de CPFs. De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, 49% dessas contas foram suspensas por “inconsistências cadastrais” e 51%, por suspeitas de fraudes.

Para o grupo que teve inconsistências cadastrais, não é necessário ir até uma agência para realizar o desbloqueio. A atualização do cadastro poderá ser feita pelo aplicativo Caixa Tem. “Para finalizar a validação, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”, diz o app.

O restante das contas bloqueadas (51%) foram consideradas, segundo Pedro Guimarães, com forte suspeita de fraude e, por isso, há a necessidade de que a pessoa compareça a uma agência da Caixa para comprovar ser o autor do pedido do auxílio emergencial. É necessário levar RG e CPF.

Nesse caso, o aplicativo do Caixa Tem vai mostrar a seguinte mensagem: “É necessário regularizar seu acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”. Quem nasceu em janeiro, fevereiro ou março teria que resolver o cadastro até essa sexta-feira, segundo o cronograma.

Veja:

janeiro, fevereiro e março: até 24 de julho;

abril e maio: entre 27 e 31 de julho;

junho e julho: entre 3 e 7 de agosto;

agosto, setembro e outubro: entre 10 e 14 de agosto;

novembro e dezembro: entre 17 e 21 de agosto.

O calendário foi adotado, segundo Pedro Guimarães, para evitar aglomerações nas agências. As pessoas não foram informadas antecipadamente sobre o bloqueio de contas, menos ainda sobre como realizar a liberação do cadastro, o que gerou uma preocupação e, assim, a formação de novas e extensas filas nas portas do banco.

Ele pediu, no entanto, que o calendário seja seguido à risca. “Se você nasceu em junho ou julho, por exemplo, não adianta ir agora, pois está longe de quando vai receber o depósito, e o que vai acabar acontecendo é uma aglomeração maior nas agências”, ressaltou o presidente da Caixa, em live.

“Sim, [deve seguir o calendário]. A questão do cronograma é fundamental exatamente pela questão de redução de filas e aglomerações potenciais”, complementou Guimarães. Segundo ele, a liberação da conta ocorre em até 15 minutos.

Ciclos de pagamento

Para os trabalhadores que não recebem o Bolsa Família, o crédito – que pode ser da primeira, da segunda, da terceira ou quarta parcela do benefício – será depositado na conta Poupança Social digital.

O dinheiro deverá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Neste primeiro momento, o dinheiro ficará limitado para pagamentos digitais, sendo impossível realizar saques e transferências.

O calendário está organizado de acordo com o mês de nascimento, independentemente de qual o número da parcela do auxílio será paga. O primeiro ciclo de crédito sera efetuado nas seguintes datas:

Quem nasceu em março, recebe o auxílio de R$ 600 nesta quarta-feira (29/7). Já o segundo ciclo de pagamentos, que se refere a uma nova parcela, tem início no próximo dia 28 de agosto. O crédito vai acontecer da mesma maneira, de acordo com a data de nascimento.

Calculadora

Ficou confuso? Muitos calendários, não é?! Por isso, a equipe de tecnologia e arte do Metrópoles elaborou uma “calculadora” para que os beneficiários possam saber a data de todos os próximos pagamentos.

Para isso é necessário informar alguns dados básicos– nada que comprometa o seu benefício. A primeira pergunta a ser respondida, por exemplo, é se você recebe o Bolsa Família. Simule aqui.