Data de Hoje
21 February 2024
Foto: Reprodução

Azeite pode ser usado em mousse de chocolate ou sorvete; confira

Harmonização de azeite com sobremesas traz novas texturas, camadas de sabor e fusão de temperaturas

Presença garantida na mesa de grande parte dos brasileiros, no dia-a-dia é comum usarmos azeite de oliva para grelhar, preparar ou finalizar pratos salgados. É o acompanhamento perfeito para saladas, pizzas, pescados ou para aquela massa feita com os amigos. E com sobremesa, será que harmoniza? A resposta é: sim!

A mousse de chocolate, a salada de frutas e o sorvete de creme, por exemplo, podem ter seus sabores potencializados com alguns fios de azeite de oliva extravirgem.É imprescindível que o produto seja de alta qualidade, com baixa acidez e fresco, para não interferir – negativamente – nas propriedades da sobremesa.

Gabriela Moglia, gerente da ChileOliva, associação que reúne os principais produtores de azeite de oliva extravirgem do Chile, explica que, além da acidez baixa e dos sabores frescos, o equilíbrio entre as nuances picantes e amargas tornam certeira a combinação com algumas sobremesas.

Essas notas complexas favorecem a harmonização com a mousse de chocolate, que tem sabores mais intensos. No caso da salada de frutas, ela é complementada pelas notas herbáceas e frescas do produto. E o sorvete ganha um toque especial e surpreendente com fios de azeite.

“O objetivo é experimentar com um produto que é coringa. Harmonizar azeite com sobremesas traz complexidade a pratos relativamente simples e acrescenta novas texturas e camadas de sabor. No caso das sobremesas que devem ser servidas geladas, proporciona, ainda, uma fusão de temperaturas, já que o azeite deve ser servido sempre em temperatura ambiente”, explica Gabriela.

A mousse de chocolate pode ser finalizada com azeite de oliva extravirgem puro ou em calda, preparado com tangerina e alecrim. A receita você confere abaixo:

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo

5 colheres (sopa) de azeite extravirgem (frutado)

3 ovos separados

2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (passado na peneira)

½ colher (chá) de licor de café

100 ml de suco de tangerina

100 g de açúcar

1 ramo de alecrim

Modo de preparo

Mousse: derreta o chocolate em banho-maria. Deixe esfriar um pouco e misture o azeite de oliva em fio até que esteja todo incorporado. Monte a gema com o açúcar em uma batedeira até aumentar bastante o volume. Adicione o licor. Misture um pouco do chocolate e vá incorporando aos poucos até colocar todo o chocolate. Monte as claras em neve bem firme na batedeira e misture delicadamente ao chocolate com as gemas. Divida em taças e coloque na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Calda: aqueça o suco de tangerina com o açúcar e o alecrim até obter um xarope. Deixe esfriar e sirva sobre a mousse.

Rendimento: 4 porções

Por Comida e Receitas