Data de Hoje
28 January 2022

Bahia confirma quatro mortes por Covid-19 em menos de três horas; número de óbitos chega a 26

Chega a 26 o número de mortes por Covid-19 na Bahia, conforme divulgou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na tarde desta terça-feira (14/4). As quatro últimas vítimas fatais da doença foram informadas em um período inferior a três horas. Todas eram mulheres com idades entre 62 e 95 anos.

O primeiro óbito divulgado hoje (e 23º do total) foi de uma paciente de 82 anos, residente de Belmonte, que estava internada em um hospital em Porto Seguro, desde o último dia 4 de abril, e veio a óbito nesta terça. A paciente era portadora de diabetes e hipertensão arterial.

A 24ª vítima foi uma mulher de 95 anos que morava em Salvador e estava internada desde o último dia 11, em um hospital na capital. Ela veio a óbito no dia 12, domingo, e era portadora de diabetes, doença cardiovascular crônica e doença neurológica crônica.

Uma terceira idosa, de 84 anos, foi a 25ª morte confirmada hoje. Também moradora da capital baiana, morreu no dia 10 de abril, mas a investigação epidemiológica só foi concluída nesta terça-feira. Com histórico de hipertensão, dislipidemia e tuberculose pleural, a senhora esteve internada em um hospital público da cidade.

Já a quarta paciente e 26ª vítima do novo coronavírus no estado tinha 62 anos e residia em Itapé, a cerca de 335 Km de Salvador. Ela tinha histórico de cirrose, hepatite B e cardiopatia e estava internada em um hospital público de Ilhéus desde o dia 3 de abril. A morte ocorreu no dia 10 deste mês e o resultado confirmatório foi divulgado no dia seguinte, sendo que a investigação epidemiológicasó  foi concluída hoje.

Ainda de acordo com a Sesab, a Bahia registra 776 casos da doença, o que representa 7,86% do total de casos notificados. Até o momento, 5.268 casos foram descartados. Além disso, 191 pessoas estão recuperadas e 85 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI.

Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Os casos confirmados estão distribuídos em 78 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (54,77%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 434 (55,93%) são do sexo feminino. A mediana de idade foi 39 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 28,61% do total. O coeficiente de incidência por 1 milhão de habitantes também foi maior nesta faixa etária (96,77/1 milhão de habitantes), indicando que o risco de adoecer passou a ser maior entre os adultos jovens, seguida da faixa de 50 a 59 anos (94,73).

A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique

Facebook Comments