Data de Hoje
29 March 2024

Bahia terá estrutura para abastecer veículos elétricos, informa Coelba

Já foi iniciada em Salvador a etapa de instalação dos eletropostos do primeiro corredor de mobilidade elétrica do Nordeste e o maior do Brasil, que está sendo desenvolvido pela Neoenergia, empresa que controla a Coelba. O projeto irá conectar as capitais Salvador (BA), Recipe (PE) Natal (RN), Aracaju (SE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB), e será concluído até o final do primeiro semestre de 2021.

 

O Corredor Verde é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da companhia em investir no estímulo de utilização de veículos elétricos e no processo de descarbonização da economia. O projeto terá mais de 1.100 quilômetros de extensão e uma estrutura que contará com 18 pontos de abastecimento ao longo das vias que ligam os estados e em áreas urbanas.

A primeira fase iniciada neste mês em Salvador compreende a avaliação de desempenho dos carros elétricos em rotas urbanas com propostas de abertura dos eletropostos ao público. Experimentalmente, existem seis veículos elétricos e híbridos percorrendo diversos trechos de Salvador. Esse período inicial é essencial para avaliar a autonomia dos automóveis, desempenho em situações cotidianas e definição de ajustes e melhorias. Os demais eletropostos serão entregues gradualmente até o final do primeiro semestre de 2021. Após concluído, o Corredor Verde deve abranger seis dos nove estados do Nordeste, passando por 70 municípios e contribuindo para que milhares de pessoas possam aderir à mobilidade elétrica de forma mais sustentável.