Data de Hoje
28 March 2024

Baiano cria dispositivo para alimentar cães e gatos na ausência dos donos; acessório é controlado por aplicativo

O baiano Daniel Rodrigues Gomes encontrou uma solução para os “pais de pets” que não passam muito tempo em casa ou precisam viajar e deixar o animal sem companhia. Aluno de Sistemas de Informação na faculdade Estácio, ele projetou um dispositivo automático para disparar alimento para cães e gatos que custa apenas R$ 30.

A ferramenta possui sensores e motor que disparam o alimento no horário programado pelo proprietário do animal. Além disso, o dono pode acompanhar de longe para supervisionar e controlar o alimentador através de um aplicativo. Também é possível ter acesso a um relatório com todas as informações relacionadas à alimentação diária do gato ou cachorro.

“No Brasil, o mercado de pets é um dos maiores do mundo, embora todos os problemas que o país vem enfrentando economicamente. É notório o quanto está indo na direção promissora. Neste contexto, o protótipo é destinado a esse público crescente que gosta de ter animal de estimação em casa e, na maioria das vezes, estão indisponíveis para cuidar da alimentação”, explica Rodrigues.

O formando explica que o seu projeto, ao contrário de alguns dispositivos que já existem no mercado, possui um diferencial muito mais atrativo que os demais: ele é acessível. “O que mais barateia é que utilizo arduino [uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto], muito mais fácil e barato para encontrar. Custa em torno de R$ 30. É um produto mais simples e mais acessível”, afirma.

O protótipo conta ainda com um sistema desenvolvido na web para que o usuário possa acionar o dispositivo de qualquer lugar que esteja.