Data de Hoje
19 April 2024
Foto reprodução

Bancadas conservadoras e evangélica são as mais leais a Temer

As bancadas ruralista, evangélica e da bala têm mostrado lealdade ao governo do presidente Michel Temer, mesmo em situações críticas como a votação da denúncia contra o presidente, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

A ala Agropecuária, que defende o agronegócio, foi a frente parlamentar que deu maior apoio proporcional ao peemedebista no pleito – 74% dos seus deputados se posicionaram pela suspensão da investigação de corrupção contra ele.

Já a bancada da bala ofereceu ao presidente o maior apoio em número total de votos (167). O grupo, cujo nome oficial é frente da Segurança Pública, tem como bandeira a diminuição na restrição para o porte de armas no país.

A bancada evangélica se mostrou fiel e leal durante a votação contra a denúncia contra Temer, a bancada foi, em sua maioria, a favor do arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva.

Mas ele não estava sozinho, dezenas de outros deputados da bancada também votaram pelo “sim”, pedindo o arquivamento da denúncia. Entre eles os deputados: Silas Câmara, Victório Galli, Marcelo Aguiar, Marco Feliciano, Paulo Freire, Ezequiel Teixeira, Rosangela Gomes, Pastor Luciano Braga, deputado pastor João Campos, entre outros.

“Esse grupo de produtores, ou que defendem o setor da agricultura, normalmente é antipetista. E é muito conservador”, disse o deputado Beto Mansur (PRB-SP), que integra a bancada ruralista. “A frente votava contra a Dilma. Agora vota com o Michel”, completou, em entrevista à Folha.

Mansur é membro também da frente que defende a vaquejada, a segunda bancada que proporcionalmente deu mais votos a Temer para barrar a denúncia (66%).

Na outra ponta, na bancada dos Direitos Humanos, 56% dos deputados votaram pela continuidade da investigação. “Na base de Temer está aquilo que nega os direitos da pessoa humana”, disse Erika Kokay (PT-DF), coordenadora da frente.