Data de Hoje
21 October 2021

Barra agora conta com estacionamento exclusivo e gratuito para bicicletas

Equipamento pioneiro em todo o Brasil é inaugurado pelo prefeito ACM Neto.

A partir deste sábado (03), quem quiser ir para a Barra de bicicleta conta com um estacionamento seguro e gratuito ao lado do Farol para guardar a bike. O equipamento, inédito em todo o país, tem 44 vagas, com dois andares, e funciona sete dias da semana, das 6h à meia-noite. É mais uma iniciativa da Prefeitura para melhorar a mobilidade nessa região da cidade, onde o fluxo de pessoas é intenso e ainda há pouca oferta de estacionamentos para veículos. A Estação Bike Farol da Barra, a primeira implantada em Salvador pelo poder público municipal em parceria com o Banco Itaú, foi inaugurada hoje pelo prefeito ACM Neto, com a presença do presidente da Saltur e coordenador-geral do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, entre outras autoridades. 

O ciclista pode guardar a bike na estação por até três dias. Após esse prazo, a bicicleta é encaminhada para um depósito, onde deverá ser retirada pelo proprietário. O espaço conta ainda com funcionários responsáveis pelo atendimento e manuseio das bikes. “Além de ser uma mais uma ação da Prefeitura para melhorar a mobilidade na Barra, as pessoas agora podem vir de bicicleta curtir ou trabalhar por aqui sem precisar trazer o automóvel. Isso também significa mais saúde e sustentabilidade”, afirmou o prefeito ACM Neto, que também comemorou o aniversário de dois anos do Movimento Salvador Vai de Bike, celebrado no mesmo evento com um bolo e a participação de ciclistas. “Esse programa veio para mudar o estilo de vida da cidade, implantando uma verdadeira mudança cultural com valorização das bikes. E isso em toda a cidade, inclusive nos bairros populosos”, frisou ACM Neto.
O prefeito lembrou também que os espaços para circulação de bicicletas estão reservados nas obras de requalificação de toda a orla e em grandes avenidas. Hoje, Salvador já possui 130 quilômetros de sistemas cicloviários, entre ciclovias, ciclofaixas de lazer e ciclorrotas. No caso desse tipo de bicicletário inaugurado hoje na Barra, eles são desenvolvidos e operados pela Compartibike, empresa especializada em soluções sustentáveis de mobilidade urbana e atua no mercado desde 2010. O próximo equipamento será instalado na Ribeira, perto do terminal marítimo e do fim de linha dos ônibus do bairro.
“Esse é o primeiro bicicletário 100% gratuito do Nordeste e é inédito no país por causa dos dois andares. Essa parceria com a Prefeitura tem nos deixado muito felizes porque tem ajudado a mudar a dinâmica da cidade, sempre de forma inovadora, testando novas soluções. Por isso estamos satisfeitos em ser parceiros da Prefeitura desde o início do Movimento Salvador Vai de Bike, com as ‘laranjinhas'”, afirmou Maira Machado, representante do Itaú no evento de hoje na Barra, que contou ainda com a vice-prefeita Célia Sacramento, secretários municipais, vereadores e grupos de ciclistas. 
Isaac Edington disse que estimular o uso das bikes na cidade é uma prioridade de toda a Prefeitura, em trabalho conjunto envolvendo todos os órgãos públicos. “Essa é uma determinação do próprio prefeito e entrou de vez na agenda da cidade há algum tempo. Por isso agradecemos muito esse apoio do Itaú e de outras empresas privadas interessadas em tornar nossa capital cada vez mais sustentável”. 
Na inauguração do novo bicicletário na Barra, todos os ciclistas presentes foram convidados para provar um bolo comemorativo em homenagem aos dois anos do Movimento Salvador Vai de Bike. Houve ainda o sorteio de uma bicicleta novinha, totalmente estilizada por grafiteiros da cidade, com arte feita na hora, e a instalação de um minicircuito para as crianças pedalarem. Até o prefeito não resistiu e deu uma pedalada em uma das “azulzinhas”, novo modelo de bike para compartilhamento, a partir do pagamento de uma taxa de R$1 para uso por duas horas.
AGECOM/ Foto Reprodução 

 

Facebook Comments