Data de Hoje
21 January 2022

Barragem da Vale se rompe na Grande BH; empresa diz que pode haver vítimas

Uma barragem da mineradora Vale rompeu a manhã desta sexta-feira (25) em Brumadinho, cidade da Grande Belo Horizonte. Os rejeitos atingiram uma área administrativa da empresa, onde havia funcionários, além da comunidade Vila Ferteco. Em nota, a Vale não descarta que pode haver vítimas, mas ainda não há informações sobre mortos. Segundo os Bombeiros, há 200 desaparecidos.

O Ibama também já está na região. “Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretario Nacional de Defesa Civil para a Região”, escreveu o presidente nas redes sociais. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está a caminho do local.

Segundo moradores da região, a área atingida tem em torno de 1.000 moradores. A barragem 1 no Córrego do Feijão em Brumadinho (MG), tinha volume de 12,7 milhão de m³ de rejeito de mineração. A título de comparação, o volume da barragem de Fundão, cujo rompimento provocou a tragédia de Mariana, era de 50 milhões de m³. O complexo em Brumadinho tem ainda outras duas barragens.

Facebook Comments