Data de Hoje
19 June 2021

Barreiras sedia plenária do Programa de Governo do PT

A décima primeira plenária de elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP) do Partido dos Trabalhadores (PT) foi realizada neste sábado (29), na cidade de Barreiras. O evento, que contou as presenças do presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, e dos pré-candidatos Rui Costa (governo estadual), João Leão (vice-governador) e Otto Alencar (senado federal), promoveu discussões sobre propostas de melhorias para os territórios Bacia do Rio Grande, Velho Chico e Bacia do Rio Corrente, que vão compor o programa.





O ato, realizado no espaço de eventos Bartira Fest, foi aberto aos moradores da região e reuniu cerca de três mil pessoas, entre cidadãos da região, militantes do PT, de movimentos sociais e representantes dos partidos aliados à pré-candidatura (PSD, PCdoB, PDT, PP, PR, PRB, PSL, PTB e Solidariedade).


O objetivo é fortalecer o diálogo, ouvir a população e, a partir disso, traçar estratégias de desenvolvimento das macrorregiões da Bahia. Promover uma aproximação entre militância, lideranças e a sociedade civil.





Rui Costa definiu as plenárias como uma "reunião de militantes e simpatizantes partidários, incentivando a participação das pessoas, que não aceitam mais ficar na arquibancada, mas querem participar das decisões políticas". E destacou: "acreditamos que quem mais sabe o que as regiões precisam é a própria população, mais do que pesquisadores e especialistas. O nosso time quer um programa de governo que tenha a cara do povo e a mãos de milhares de baianos e baianas".





Otto Alencar afirmou que o foco destas plenárias é unir esforços. "Viemos aqui para perguntar à população: "o que vocês querem?". E acrescentou: "o povo sonhava com uma ferrovia para escoar a produção da região. Lula, Dilma e Wagner ouviram e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste vai ser uma realidade".





O pré-candidato a vice-governador e filho do oeste baiano, João Leão, também ressaltou a importância da participação popular. "Este é meu povo, meus amigos. Em toda a minha história política, nunca deixei de olhar pela minha região. Hoje, diante deste novo desafio, estamos aqui para que o povo nos diga o que fazer. É o povo quem vai dar as coordenadas desse processo, quem vai nos ajudar a traçar os caminhos para melhorar a vida de todos".





O senador Walter Pinheiro, também presente no evento, disse que o PGP é um reflexo da população. "O programa terá as características das nossas cidades, das comunidades. É por isso que estamos circulando, para dialogar com o povo da Bahia".





No domingo (30), a caravana segue para o município de Paulo Afonso, com plenária no Clube Lube Recreativo (CREIA), às 9h. O encontro vai pensar ações voltadas ao desenvolvimento dos territórios de identidade Itaparica e Semiárido Nordeste II

Facebook Comments