Data de Hoje
26 April 2024

Base bolsonarista aproveita CPI para pedir uso de medicamentos ineficazes contra covid-19

Senadores da base do presidente Jair Bolsonaro usaram CPI da Covid para incentivar uso do chamado “kit covid”

Medicamentos como ivermectina, cloroquina e hidroxicloroquina são comprovadamente ineficazes contra a covid-19

Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta se posicionou contra uso indiscriminado dos remédios

Durante a CPI da Covid, senadores que integram a base do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aproveitaram os microfones para defender o uso do “kit covid”. O conjunto de medicamentos, cujo uso é incentivado pelo governo federal, é formado pelo ivermectina, cloroquina, hidroxicloroquina – todos comprovadamente ineficazes no tratamento da covid-19.

Entre eles, está o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS). O parlamentar questionou o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, sobre a resistência da pasta em usar os medicamentos em casos leves de covid-19.

Heinze leu uma lista com nomes de médicos que defendem o uso dos remédios ineficazes contra a covid. Sobre as pessoas que alertam para os perigos do uso do “kit covid”, Heinze chamou de “assassinado de reputação da classe médica”.

Leia também

“Vai sem máscara pro shopping e não pode vir pra CPI”, diz senadora após Pazuello entrar em quarentena

Mandetta nega orientação para pacientes com covid não procurarem hospital: “Guerra de narrativas”

Matheus Pichonelli: Relembre as CPIs que não acabaram em ‘pizza’ no Brasil

“Eu tive covid, minha esposa teve covid, nos salvamos. Eu tive dois assessores com covid, quatro assessores com covid, e duas esposas com covid, seis pessoas. A minha filha, a minha neta, o meu neto, e tudo com esse tratamento”, insistiu o parlamentar gaúcho.

Além dele, o senador Jorginho Mello (PL-SC) também defendeu o uso do chamado “kit covid”. Ele alega que no estado dele, Santa Catarina, na cidade de Chapecó, pacientes de um hospital receberam os medicamentos e conseguiram se recuperar da covid-19.

Eduardo Girão (Podemos-CE) foi outro senador que levantou a bandeira do chamado “tratamento precoce”.

Por outro lado, senadores da oposição aproveitaram os momentos de fala para questionar o uso da hidroxicloroquina e outros medicamentos ineficazes. Mandetta chegou a dizer que o presidente Jair Bolsonaro queria alterar a bula da cloroquina para facilitar o uso do medicamento, mesmo sem comprovação científica.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Ineficácia comprovada
Um estudo publicado na revista científica Nature mostra que hidroxicloroquina não é apenas ineficaz, mas aumenta a mortalidade em pacientes com covid-19. A mesma pesquisa afirma que a cloroquina não tem eficácia no tratamento da doença.

Em março, a Organização Mundial da Saúde recomendou que a ivermectiva não seja usada no tratamento da covid-19, pois não é eficaz contra a doença.