Data de Hoje
19 May 2024
No ano, fluxo cambial é positivo em 7,66 bilhões de dólares (iStockphoto/Getty Images)

Saída de dólares do país supera o volume de entradas pelo segundo mês seguido

Movimento reflete o rebaixamento da classificação de risco da economia brasileira na avaliação da agência Standard & Poor’s e a possível elevação dos juros nos EUA

Em 2015, a entrada de dólares na economia brasileira até outubro supera em 7,66 bilhões de dólares o volume de saídas, segundo relatório divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira. No mesmo período de 2014, o fluxo cambial estava positivo em 8,27 bilhões.

Em outubro, em contrapartida, o fluxo cambial ficou negativo em 3,5 bilhões de dólares. Esta foi a maior saída mensal de recursos do Brasil desde julho, quando deixaram o país 3,93 bilhões de dólares. Só na semana passada, 2,18 bilhões de dólares deixaram o país.

Foi o segundo mês seguido em que a saída de recursos do país superou o volume de entradas. O movimento é reflexo direto do rebaixamento da classificação de risco da economia brasileira anunciado pela agência Standard & Poor’s no dia 9 de setembro. Com a alteração, o Brasil perdeu o selo de bom pagador na escala da agência.

A saída de dólares também se deve à possibilidade de o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) elevar os juros do país ainda em 2015. Com taxas de juros mais altas nos EUA, recursos hoje alocados em economias emergentes, como a brasileira, tendem a migrar para títulos de dívida e outros investimentos americanos. Ainda que deem menos retorno que investimentos em emergentes, esses ativos são considerados mais seguros.

Por Veja