Data de Hoje
28 March 2024

Benefícios do brócolis: 5 razões para comer mais esse vegetal

Dentre os vegetais, a lista de benefícios do brócolis é uma das mais extensas! O legume é supernutritivo e oferece muita versatilidade para as refeições principais no dia-a-dia.

Isso porque ele pode fazer parte de saladas, no preparo do famoso arroz de brócolis, e até servir como acompanhamento para proteínas, como frango e carne. Pensando nisso, descubra quais os benefícios do brócolis, para que serve o alimento e as dicas de preparo para acrescentá-lo no prato!

Benefícios do brócolis estão relacionados aos nutrientes que o vegetal possui:

O brócolis apresenta inúmeras qualidades para o organismo, e tudo graças aos nutrientes que o legume possui! Afinal, o vegetal é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, magnésio e potássio. E ainda tem mais! Dentre os micronutrientes, o alimento também conta com vitaminas A, C, E e K, além de ácido fólico, que faz parte do complexo B. E como eles agem no corpo, você sabe?

 

Para que serve o brócolis: 5 motivos para consumir o legume com mais frequência:

Agora que você conhece os nutrientes do brócolis, que tal compreender de que maneira eles atuam no organismo? Não vão faltar motivos para incluir o ingrediente no cardápio! Veja para que serve o brócolis:

 

Brócolis fazem bem ao cérebro: confira 9 benefícios desse vegetal -  05/05/2020 - UOL VivaBem

 

1. Diminui colesterol e açúcar no sangue

As folhas de brócolis são ricas em fibras solúveis, que se ligam ao colesterol e evitam a absorção excessiva de gordura nos vasos. Além disso, possui boas porções de sulforafano, antioxidante que diminui os níveis de açúcar no sangue. Por isso, o brócolis é um ingrediente superindicado para prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes! E é pouco calórico, viu?

 

2. Fortalece articulações e ossos

As ações anti-inflamatórias do vegetal verde-escuro também fazem parte da lista de benefícios do brócolis! O alimento auxilia na redução de inflamações nas articulações e decorrentes de estresse oxidativo. Em conjunto com cálcio, magnésio e zinco, os fitonutrientes também são responsáveis por fortalecer os ossos e prevenir doenças como osteoartrite.

 

3. Melhora funcionamento do cérebro

O vegetal ajuda a ter reflexos mais rápidos, sabia? O brócolis atua na melhora dos processos cognitivos e cerebrais devido à presença de ácido fólico, magnésio e vitamina K em sua composição. Não é à toa que o ingrediente deve estar presente na dieta de gestantes, pois também auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê!

 

Bolinho de Brócolis que vai fazer quem odeia Brócolis mudar de ideia

 

4. Aumenta imunidade

O brócolis é cheio de propriedades antioxidantes que são fundamentais para manter o organismo saudável e prevenir o envelhecimento precoce das células. Mais do que isso, o legume ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a imunidade e combatendo quadros de gripe e resfriados.

 

5. Alivia prisão de ventre

As fibras presentes no brócolis reduzem o colesterol, mas não apenas isso! Os macronutrientes são responsáveis por oferecer uma melhor digestão e ainda ajudam a amenizar a prisão de ventre. Nada como um intestino bem regulado, não é mesmo?

 

Extrato do brócolis ajuda no controle dos níveis de glicose, mostra estudo  - Portal APCD

Fotos: Reprodução

 

Aproveite os benefícios do Brócolis Congelado Taeq em preparos saudáveis:

É sempre bom saber como preparar legumes para obter a maior quantidade de nutrientes, certo? No caso do Brócolis Congelado e Higienizado Taeq, cozinhá-lo no vapor é a melhor maneira de aproveitar os benefícios do vegetal e reduzir a perda de nutrientes no cozimento!

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Para garantir as qualidades do ingrediente, cozinhe as folhas e talos ao vapor por aproximadamente 20 minutos. Caso queira o brócolis mais al dente, tire do fogo um pouco antes. Tempere com sal e outros condimentos a gosto para incrementar saladas e refeições!

 

Fonte: Taeq

Foto: Reprodução