Data de Hoje
23 April 2024
Foto: Reprodução

Bloqueio de celular roubado poderá ser feito apenas com o número da linha

Foi anunciado nesta terça-feira (8), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que, quem tiver seu celular roubado poderá pedir o bloqueio do aparelho diretamente em uma delegacia ou junto à operadora, utilizando apenas o número da linha.

“O intuito é tirar a atratividade do produto roubado”, afirmou o presidente da Anatel, João Rezende. Na avaliação do superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Bicalho, “o roubo de celulares estava virando uma indústria no país”.

Antes era necessário utilizar o número do IMEI (International Mobile Equipment Identity, na sigla em inglês), espécie de RG desses aparelhos, para os usuários conseguirem bloquear seus aparelhos juntamente com as operadoras. Agora, os usuários podem pedir o bloqueio utilizando apenas o número da linha. De acordo com a Anatel, a medida foi tomada para combater roubos e furtos.

“Para fazer o bloqueio, as prestadoras exigiam o IMEI. E, no momento em que pessoa estava sem o aparelho, era muito difícil de conseguir esse número, o que restringia a quantidade de registro de celulares roubados junto à operadora”, disse Bicalho.

O IMEI pode ser consultado pelo usuário na caixa do produto, na nota fiscal, ou diretamente no celular, digitando *#06#.

Por Metro1