Data de Hoje
19 March 2024

Bolsonaro está no alvo de três ações do Tribunal Penal Internacional

Ele é acusado de crimes contra a humanidade e negligência no combate à pandemia de coronavírus, que já matou quase 80 mil brasileiros

247 – Embora os militares tenham se incomodado com a fala do ministro Gilmar Mendes sobre o “genocídio” Jair Bolsonaro, o Tribunal Penal Internacional (TPI) confirmou que já foram apresentadas três denúncias contra ele sob a alegação de prática de crimes contra a humanidade por negligência no combate à pandemia de covid-19. Há também uma denúncia de genocídio contra os povos indígenas, apresentada ao TPI no fim de 2019 pela Comissão de Defesa dos direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns.

As violações examinadas pelo TPI estão agrupadas nas categorias de genocídio, crime contra a humanidade, crime de guerra e crime de agressão, segundo aponta reportagem do Valor Econômico. “Todas as denúncias apresentadas ao TPI são consideradas confidenciais. Mas o tribunal pode confirmar queixas recebidas na medida em que seus autores divulgaram o caso”, esclarece o correspondente Assis Moreira.

No início, Bolsonaro classificou a pandemia como “gripezinha”, depois passou a sabotar o isolamento social e desde que foi supostamente infectado passou a fazer propaganda de hidroxicloroquina – um remédio ineficaz no combate à doença e que pode acarretar vários efeitos colaterais perversos.