Data de Hoje
25 April 2024

Bolsonaro perde apoio nas Assembleias Legislativas, aponta levantamento

Foto: Divulgação / Alba

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perdeu apoio entre os deputados estaduais, segundo levantamento feito pelo jornal O Globo nas cinco maiores Assembleias Legislativas: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.

Segundo a consulta, 39% dos parlamentares que votaram em Bolsonaro em 2018 já admitem fazer campanha para outros candidatos nas eleições de 2022.

Conforme o diário fluminense, antigos apoiadores atrelam a mudança à radicalização do discurso do mandatário e à má condução da pandemia. A base nos estados está restrita a quadros mais alinhados ideologicamente ao governo federal e o alinhamento dos deputados ao governo dos seus estados também somam para a perda de apoio.

Quarta maior Assembleia Legislativa do país, o bolsonarismo na Alba é menos expressivo. Conforme levantamento, continuam ao lado de Bolsonaro nomes ligados à religião e à segurança pública, entre els, os deputados Capitão Alden (PSL), José de Arimateia (Republicanos), Samuel Jr. (PDT), Soldado Prisco (PSDB), Talita Oliveira e, mais recentemente, o deputado Robinho (PP), que rompeu com a base do governador Rui Costa (PT), apesar de seu partido, o Progressistas, ter o vice-governador João Leão e contar com duas das mais importantes secretarias de Estado.

“É um grupo radical no discurso do antipetismo que se apoia nesta estratégia como forma de agregar força. Se envolvem também em pautas ideológicas, mas estão delineando um confronto direto ao PT e ao governo estadual”, analisou o cientista político e professor da Unilab, Cláudio André de Souza.

BAHIA BA