Data de Hoje
19 April 2021
Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP

Brasil cai no ranking de desenvolvimento humano da ONU

País foi ultrapassado pelo Sri Lanka e fica na 75ª posição entre 188 países; Brasil melhorou na expectativa de vida, mas piorou na renda per capita

Após subir três degraus entre 2009 e 2014, o Brasil perdeu uma posição no ranking do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) deste ano, segundo o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta segunda-feira. O país foi ultrapassado pelo Sri Lanka, ocupando a 75ª colocação, entre 188 nações.

O índice mede o desenvolvimento humano por meio de três componentes – expectativa de vida, educação e renda. Apesar de descer um degrau, o Brasil registrou uma melhora no IDH, passando de 0,752 em 2013 para 0,755 em 2014. Quando mais próximo de 1, maior o IDH.

Mesmo assim, o Brasil ainda continua bem atrás de países latino-americanos como a Argentina (40°), Chile (42°), Uruguai (52°), Cuba (67°) e a Venezuela (71°). O primeiro lugar no ranking pertence à Noruega, seguida por Austrália e a Suíça. Em último, aparece o Niger.

A coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional, Andréa Bolzon, afirmou que a queda do país se deve ao ritmo de crescimento mais acelerado de outros países. “Apesar de o Brasil ter crescido no IDH, outros países cresceram em ritmo um pouco mais acelerado que o nosso. A isso se deve nossa queda”, explicou.

Dentre os indicadores, o documento mostra que o Brasil melhorou na expectativa de vida, mas caiu na renda per capita – desde 1990, o país não tinha uma retração nesse componente. Andréa, no entanto, afirmou que a crise econômica pela qual passa o país pode ter um impacto mais negativo sobre o IDH nos próximos anos. “Agora, daqui para a frente, precisamos aguardar para ver como as coisas vão se refletir no relatório”, afirmou.

Por Veja
Facebook Comments