Data de Hoje
12 June 2021
Foto: Reuters / Reprodução Agência Brasil

Brasil terá apenas 14 dias para aplicar 3 milhões de doses da vacina da Janssen

Cerca de 3 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen devem chegar ao Brasil na próxima semana. O imunizante, que requer apenas a aplicação só de uma dose, tem prazo de validade até 27 de junho. Com isso, o país terá de 10 a 14 dias para receber, distribuir e aplicar todas as doses.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, o Ministério da Saúde consultou o Conass e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para saber como proceder com a oferta de antecipação da farmacêutica mediante com um prazo de validade apertado.

“O ministério nos consultou na semana passada se valia a pena aceitar as 3 milhões de doses com prazo de validade para junho. Respondi que, no ritmo em que estamos vacinando, conseguiremos aplicar todas as doses, mas vai ser preciso um maior esforço”, diz Carlos Lula.

O secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, aponta que o país está vacinando cerca de 700 mil pessoas por dia, mas que o número é baixo não por causa da logística, mas sim da falta de vacinas no Brasil.

“Seria errado se não aceitássemos. Nós precisamos de vacinas. Vamos ter um prazo curto, mas obviamente vai dar para operacionalizar”, afirma Junqueira.

O Brasil firmou um acordo com a Janssen de receber um total de 38 milhões de doses com entregas no 3º e no 4º trimestre.

Muita Informação

Facebook Comments