Data de Hoje
26 April 2024
Foto: Reprodução

Brasileiro paga a conta de luz mais cara entre 23 países; segundo pesquisa

Enquanto no Canadá, um trabalhador que recebe um piso salarial precisa de apenas 1,6 hora para arcar com a conta de luz de sua residência, no Brasil, um assalariado precisa trabalhar 11,1 horas, correspondente a pouco mais de uma jornada de trabalho. O estudo tem como base uma pessoa que possui uma pequena geladeira, algumas lâmpadas e dois ventiladores em casa.

As estimativas são do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético (Ilumina), a partir de dados de 23 países. O levantamento usou como base dados da Agência Internacional de Energia (AIE) e dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

 

O Brasil é o país onde o consumidor que ganha salário mínimo tem de trabalhar o maior número de horas para pagar suas contas de energia, tendo a tarifa mais cara entre os países listados. A carga de impostos do setor elétrico é outro ponto em que o Brasil lidera. Enquanto na Espanha os impostos representam apenas 26% do total da conta, no Brasil, o peso tributário varia de 28%, para quem consome até 300 kWh/mês, até 46%, acima desse volume.

Click Notícias