Data de Hoje
29 March 2024
Foto: Reprodução

Brasileiros deverão viajar mais de carro durante as férias

O fim de ano promete ser favorável para os donos de oficinas mecânicas. Uma recente pesquisa do Ministério do Turismo revelou que 37% dos brasileiros que vão viajar decidiram dirigir. Com isso, as oficinas já recebem grande demanda de carros para revisão. Em alguns dos estabelecimentos da capital baiana, o aumento da demanda está em torno de 10%.

Devido à crise econômica do País, o índice de pessoas que irão viajar de avião caiu 17%, em relação ao ano passado. De acordo os dados do Estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, o carro foi o meio de transporte preferido por 60,7% dos brasileiros com até 35 anos.

Essa mudança no meio de transporte já está sendo refletida nas oficinas mecânicas. “Ainda estamos no meio de dezembro e realmente teve um aumento significativo. O fluxo cresceu aproximadamente 12%, se comparado ao mesmo período do ano passado”, afirmou o gerente da oficina mecânica Mary Rei – localizada na Rua Djalma Dultra –, Lenivaldo Costa. Ainda de acordo com ele, o índice deve crescer mais depois da festa natalina.

Com os termômetros passando dos 40º na capital baiana, um novo item passou a ser checado na revisão do carro. “O pessoal está olhando muito os itens de segurança, mas um destaque neste ano é o ar condicionado. Ninguém mais quer sair sem ele”, informou Costa. Para este item é aconselhado troca de filtro e higienização.

Antonio Silva, 54, decidiu que vai passar as férias de fim de ano em Jequié. Acompanhado pela mãe, filha e sobrinha, o motorista não hesita em fazer uma checagem completa no veículo. “É indispensável verificar se está tudo bem com o carro. A máquina é como nós, que também precisamos de exames de rotina para checar a saúde. Às vezes, existem problemas que apenas o mecânico pode identificar. Não dá para arriscar e ficar na mão nas estradas”, explicou.

“Além de levar na oficina para a revisão, precisamos, em casa, verificar o sistema elétrico. Olhar os faróis, pisca-alerta, faróis traseiros – itens que costumamos não observar. Outra questão importante é quanto ao pneu de socorro. Tem que verificar o estepe antes de pegar de viajar”, aconselhou o motorista José Carlos Rocha.

São itens básicos para uma viagem segura: alinhamento e balanceamento de pneus, nível de óleo, nível de água, freio e amortecedores e suspensão.

Em Porto Seguro, a opção pelo automóvel como meio de transporte para viagens quase dobrou em um ano, alcançando a marca de 64,7%, Ano passado, o índice de turistas da capital em questão que elegeram o automóvel como principal forma de deslocamento foi de 37,3%. Na mesma cidade foi também registrada uma redução de 35% na escolha pelo avião.

Destinos nacionais são preferências

Segundo o estudo, 81,7% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram destinos nacionais. Apenas 13,8% pretendem fazer viagens internacionais. O mesmo estudo revelou que os turistas têm optado cada vez mais pela hospedagem em camping; albergues; programa Cama e Café; e aluguel de imóveis por temporada. Os dados mostram que 21,5% dos entrevistados deve fazer uso desse tipo de hospedagem. O número é 78% maior do que o registrado no mesmo período de 2014.

“Esse estudo comprova o interesse do brasileiro por viajar. Independentemente da situação econômica, eles buscam alternativas, mas não abrem mão de conhecer novos destinos”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Rodovias

Nas estradas baianas, com o objetivo de capacitar os funcionários para o grande fluxo de veículos que vão passar pelas estradas durante a alta estação, a Concessionária Bahia Norte realiza uma série de atividades que vão desde a troca de experiências a exercícios simulados. Dando seguimento ao plano de capacitação permanente da empresa, foi realizado ontem, 17, o treinamento de formação de brigada de emergência.  A atividade foi realizada na sede do Consórcio Construtor BA-093, localizada na Cia-Aeroporto (BA-526).

Ao todo, a Bahia Norte possui 137 brigadistas que atuam no setor operacional e mais 15 na sede da empresa. Além deste treinamento, a Bahia Norte programa ao longo do ano simulados com empresas do Polo Petroquímico de Camaçari, já que em alguns casos ocorre o transporte de produtos químicos. ”Em 2015, a empresa já acumula quase 11400 horas de treinamento, além de um investimento de R$139 mil”, afirma Rosana Melo, Coordenadora de Recursos Humanos da Concessionária Bahia Norte.

Por Rayllanna Lima/Tribuna da Bahia