Data de Hoje
16 May 2024

Briga entre facções População de Maragogipe pede socorro a SSP

Segundo moradores, quadrilhas rivais trocaram tiros por mais de uma hora

Um tiroteio entre duas facções levou pânico à cidade de Maragogipe, Região Metropolitana de Salvador, neste domingo (20). Segundo moradores, cerca de 50 integrantes das quadrilhas Katiara e Caveira trocaram tiros por mais de uma hora.

O confronto começou por volta das 20h30, no bairro de Comissão, reduto do Bonde do Maluco, grupo filiado à facção Caveira. Moradores contaram que dois integrantes da Katiara chegaram atirando em um beco, onde estavam alguns integrantes do bando rival.

maragogipe1 maragogipe2 maragogipe3

“Eles chegaram atirando na área do outro bando e correram, com o intuito de atrair os desafetos para uma emboscada”, contou um morador do bairro. Moradores se trancaram em casa enquanto as ruas foram tomadas por homens armados de fuzis e metralhadoras, que estavam a pé e também em motocicletas.

O tiroteio se estendeu para os bairros de Boiada, Cabaceira, Alto do Sacramento e Beco do Baiúca. Paredes de casas, estabelecimentos comerciais e carros foram perfurados pelos tiros. “Foi terrível. Eles chegaram a invadir algumas coisas durante as perseguições. Um milagre ninguém ter sido atingido”, disse uma morada.

A polícia local pediu reforço e guarnições do Pelotão Especial da Polícia Militar de Cruz das Almas chegaram à Maragogipe por volta das 22h. “Quando souberam da chegada da polícia, os grupos se dispersaram. Mas alguns integrantes da Katiara cruzaram com os policiais e houve outro tiroteio”, relatou outro morador.

O tiroteio foi confirmado por policiais militares. Já a delegada Ana Neide, titular da delegacia de Maragogipe, preferiu não comentar sobre o assunto. “Estamos em fase de investigação”, declarou.

Guerra
A briga entre as duas facções se acirrou com a prisão dos seus líderes na cidade: Gudival, chefe da Katiara, e Netinho, chefe do Bonde do Maluco, ligado à facção Caveira. Mesmo com líderes fora de circulação, os gerentes de cada facção deram continuidade à disputa pelo domínio do tráfico.

“Jack Clair e Fraim, da Katiara, estavam com facão na mão dizendo que queriam as cabeças de Gabriel e Binho, dois gerentes do Bonde do Maluco”, contou um morador. As localidades de Capa Gato e Cabaceiras estão sob o domínio da Katiara. Já o Bonde do Maluco controla Boiada, Come Chão, Cabaceiras e Alto Sacramento.