Data de Hoje
25 September 2021
Imagem G1 Ba

Brigadistas solicitam helicópteros para conter fogo na Chapada Diamantina

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), que administra o Parque Nacional da Chapada, e o Corpo de Bombeiros requisitaram o envio de helicópteros para combater o incêndio que ainda persiste em Andaraí, na Chapada Diamantina.

“O fogo está se espalhando muito rápido e está localizado em uma área que é difícil para se deslocar. Por isso que o ideal seria contar com helicópteros para levar os brigadistas para as áreas com fogo”, declarou Marcela de Marins, analista ambiental do Parque.

Nesta terça-feira (15), dois aviões de pequeno porte desembarcaram em Lençóis para auxiliar no combate ao incêndio. Cada um, leva em torno de 450 e 800 litros de água. Como a área atingida pelas chamas fica em uma região remota [Serra do Ramalho], o trabalho dos socorristas continua precário, o que os obriga a percorrer em torno de oito quilômetros até chegar ao local do incêndio.

Ainda segundo Marcela, uma base está sendo montada há um quilômetro da “frente do fogo” para tentar diminuir as adversidades enfrentadas dos brigadistas. O Icmbio conta com 38 socorristas, além de brigadistas voluntários. As chamas já estão próximas ao Vale do Pati.

Por Francis Juliano / Bahia Notícias
Facebook Comments