Data de Hoje
29 March 2024
Foto: Rebeca Menezes/ Bahia Notícias

Bruno Reis segue com 52% de intenção de votos segundo BN/ Paraná Pesquisas

O vice-prefeito Bruno Reis (DEM) ampliou a vantagem em relação aos adversários e atingiu a marca de 52,1% das intenções de voto nas eleições de 2020 em Salvador. Levantamento presencial feito pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria do Bahia Notícias confirma uma tendência de vitória ainda em primeiro turno na disputa pelo Palácio Thomé de Souza. A candidata do PT, Major Denice, também cresceu e ultrapassou o segundo colocado até então, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante).

A petista estreante nas eleições, que pontuou 5,4% na pesquisa realizada em setembro pelo Instituto Paraná Pesquisas, cresceu acima da margem de erro e atingiu dois dígitos: Denice foi citada por 10,6% dos entrevistados. À época não havia definição de todas as candidaturas a prefeito de Salvador. Porém Pastor Sargento Isidório, que chegou a marcar, em um cenário mais restrito, 19,5%, agora foi opção para 9,3% dos eleitores.

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) também seguiu a tendência de Isidório e acabou “desidratando” nas intenções de voto. Com um pico de 8,7% das intenções de voto em setembro, com um cenário diferente do final, a comunista é opção para 4,3% dos eleitores no levantamento realizado entre os dias 16 e 19 de outubro.

Empatados tecnicamente com Olívia aparecem Cezar Leite (PRTB) com 2,7%, Bacelar (Podemos) com 2,4%. Um pouco mais abaixo nas intenções de voto aparece o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). Celsinho Cotrim (Pros) e Ricardo Pereira (PCO) ficam com 0,4%. Votos brancos e nulos somariam 9,6% e apenas 6,8% não sabem ou não responderam.

ESPONTÂNEA

O início da campanha eleitoral coincidiu com o crescimento do vice-prefeito Bruno Reis também na pesquisa espontânea, sendo citado por 33,4% dos eleitores soteropolitanos. Já o prefeito ACM Neto (DEM), que não poderia tentar a reeleição e era o mais citado em levantamentos sem a apresentação dos candidatos, foi opção para 2,8% dos entrevistados.

Major Denice aparece com 4,4% das intenções de voto na espontânea e os demais candidatos oscilam entre 0,5% e 2,3%:

A pesquisa ouviu 820 eleitores e tem intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob nº BA-00401/2020.

 

Bahia Noticias