Data de Hoje
24 April 2024
Foto Reprodução

Cadastramento biométrico será obrigatório para as eleições em Salvador

O cadastramento biométrico para os eleitores soteropolitanos passará a ser obrigatório a partir de novembro. A informação é do desembargador Mário Alberto Simões Hirs, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Segundo o desembargador, a partir de novembro, quando será reaberto o cadastro eleitoral, os baianos que votam em Salvador serão chamados a comparecer obrigatoriamente aos postos da Justiça Eleitoral para realizar o procedimento que consiste na coleta das impressões digitais, da assinatura e da foto da face. O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral será de um ano, ou seja, novembro de 2017.

Nas eleições municipais de outubro, a identificação na votação vai acontecer de três maneiras: a modalidade de voto com identificação exclusivamente biométrica (nas cidades cuja convocação para o cadastramento já foi encerrada); o formato tradicional de assinatura manual; e o modelo híbrido, que ocorrerá em cidades onde parte do eleitorado se identificará de forma biométrica e outra parte no modelo tradicional.

Por Click Notícias/Inf Correio da Bahia