Data de Hoje
18 May 2021
Foto: Fernando Vivas / Agência A Tarde

Caixa decide ampliar crédito imobiliário em até 70%

Caixa volta atrás e amplia em até 70% crédito imobiliário

O vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia, José Alberto de Vasconcelos, comemorou o anúncio feito nesta terça-feira, 8, pela Caixa Econômica Federal, ampliando o limite de financiamento para imóveis usados.

Segundo a presidente da Caixa, Miriam Belchior, em anúncio realizado nesta manhã, o financiamento passará de 50% para até 70%, no caso de trabalhadores do setor privado, e de até 80%, para funcionários públicos.

Principal instituição de financiamento do setor, a Caixa reduziu, em maio de 2015, o limite do crédito que até então era de 80% – alegando objetivo de focar o incentivo nas novas moradias.

“O efeito foi contrário, pois, para comprar um imóvel novo, o interessado muitas vezes depende da venda do antigo”, explicou Vasconcelos.

Ele ainda afirmou que “a redução de 80% para 50% havia atingido em cheio o mercado, pois realmente ficou muito difícil comprar imóvel, dispondo da metade do valor, em plena época de restrição econômica”, completou.

Pelos dados do Creci-Bahia, a queda nas transações de imóveis usados foi de 50%, após a redução do limite de financiamento pela Caixa. O segmento mais atingido no estado foi o de imóveis cujo o valor é de até R$ 300 mil.

“Agora, sem dúvidas, as novas medidas vão facilitar bastante as negociações, devendo incrementar o setor”, diz Vasconcelos.

Por Joyce Sousa / A Tarde
Facebook Comments