Data de Hoje
20 April 2024
Câmara Municipal de Salvador/Foto: Arquivo Click Notícias

Câmara de Salvador adere ao Novembro Azul

Com a campanha, a Casa Legislativa alerta a sociedade para a necessidade de prevenção do câncer de próstata  

A Câmara Municipal de Salvador aderiu ao Novembro Azul, movimento que visa alertar a sociedade para a necessidade de prevenção do câncer de próstata. Durante este mês, a Casa Legislativa manterá sua fachada iluminada com a cor azul, chamando a atenção da população para o combate à doença.

O vereador Leandro Guerrilha ressaltou a importância das doenças que atinge os homens, e fez um apelo em sessão, hoje (03), ” home que é homem, se cuida” disse Guerilha.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens de todas as regiões do País, sendo a maior taxa na região Sul, onde há 91 casos novos a cada 100 mil homens. No Nordeste, a incidência é de 47 casos novos para cada 100 mil homens.

Ainda conforme o Instituto, entre a população masculina total, o câncer de próstata representa a segunda causa de mortalidade entre os tumores. Já entre homens de 20 a 59 anos, esse tipo de câncer representa a 12ª causa da mortalidade.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que ocorrência de 68.800 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2014, o que corresponde a cerca de 70 casos novos a cada 100 mil homens.

A Sociedade Brasileira de Urologia sugere que o homem inicie os exames de toque a partir dos 45 anos, se tiver história familiar de câncer de próstata, e a partir dos 50 anos para os que não têm histórico familiar. No mês de novembro, várias entidades participam da ação por meio de panfletagens, campanhas e iluminação de monumentos.

Click Notícias/ Inf: CMS