Data de Hoje
5 August 2021
Foto divulgação

Câmara de Salvador assina protocolo com a Filadélfia (EUA) para promover turismo étnico

A cidade americana da Filadélfia sediou na última semana o Bahia Week 2017, evento que pretende estimular o fluxo turístico entre as duas cidades, atrair negócios e investimentos para a capital baiana. Na sexta-feira (13/10), ocorreu, como parte da programação, a assinatura do protocolo de cooperação entre as Câmaras de Vereadores de Salvador e da Filadélfia para promover o intercâmbio cultural e artístico entre autoridades e realizadores culturais, com foco em economia criativa, no âmbito da música. O documento foi assinado pelo vereador de Salvador Felipe Lucas, representando o presidente da casa legislativa soteropolitana Leo Prates, e pela vereadora da Filadélfia Jannie L. Blackwell.


“A Filadélfia, assim como Salvador, possui forte influência das raízes de matriz africana na conformação do seu povo. Nada melhor do que unir esses laços identitários para aproximar as duas cidades e estimular a economia criativa, seja por meio da promoção de nossa música, do artesanato ou do turismo étnico local”, argumenta o vereador.

Desde 1984, a Filadélfia, no estado da Pensilvânia, abriga atividades relacionadas a Salvador. Nos anos 1990, o Ballet do Teatro Castro Alves se apresentou na cidade quando também foi celebrado o aniversário de 80 anos do escritor Jorge Amado na Biblioteca Central da Filadélfia. Em 2005, uma nova celebração da união entre as duas cidades levou à primeira capital norte-americana os shows de Daniela Mercury, do Ilê Aiyê, e uma mostra de cinema, com a participação do diretor e ator Lázaro Ramos.

O vereador garante que a atividade trará ganhos para a capital baiana. “Acredito que temos muito a mostrar da nossa diversidade cultural. E, usar a singularidade da Bahia e essa relação histórica com a Filadélfia de maneira estratégica, vai permitir a realização de negócios e cooperação técnica entre Salvador e os Estados Unidos, resultando em investimentos, trocas de experiências no desenvolvimento social e incremento turístico”, explica.

Facebook Comments