Data de Hoje
27 April 2024
Foto: Divulgação

Caminhada do Samba abre temporada de eventos em Salvador

No próximo dia 29 de novembro, acontecerá a tradicional Caminhada do Samba. O evento faz uma homenagem ao Dia do Samba (2 de dezembro) e acontece a partir das 15 horas, no Centro da cidade e é promovido pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba). Ao todo, nove trios elétricos passarão pelo Campo Grande, Avenida Sete, Praça Castro Alves e volta para o Campo Grande, abrindo a alta temporada de eventos em Salvador.

Esta é a décima edição, a caminhada celebrará os 50 anos de samba do compositor e cantor Nelson Rufino e os 40 anos de atividade do Bloco Alvorada. Segundo informações do Presidente da Unesamba e do bloco Alerta Geral, José Luiz Lopes, mais conhecido como Arerê, essa caminhada é uma homenagem ao samba, raiz cultural da música popular brasileira contará com apresentação de sambistas locais.

Ao todo, nove blocos sairão na caminhada. São eles: Alerta Geral (Banda Katulê), Alvorada (Grupo Bambeia e convidados), Amor e Paixão (Nelson Rufino, Batifun e Grupo Movimento), Pagode Total (É o Tchan, Grupo Pagode Total e convidados), Proibido proibir (QG do Pagode e Ju Moraes), Q Felicidade (Tácio Martins e banda), Reduto do Samba (Denny Palma e banda), Samba Popular (A Grande Família) e Vem Sambar (Viola de Doze). Como todos os anos, as camisas da Caminhada do Samba poderão ser trocadas por uma lata de leite. Mais informações pelo telefone 3329-6949.

O Dia do Samba faz uma homenagem ao compositor carioca Ary Barroso na data em que o músico conheceu Salvador. De acordo com o Ministério da Cultura, a data foi instituída em 1963. “O Samba de Roda do Recôncavo Baiano – uma das mais importantes e significativas expressões musicais, coreográficas, poéticas e festivas da cultura brasileira – teve a sua inscrição no Livro de Registro das Formas de Expressão em outubro de 2004”. No ano seguinte, ele foi proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como “Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”.

Por: Nei Santos/Click noticias