Data de Hoje
25 April 2024
Foto divulgação

Caminhada na Orla faz alerta sobre importância da amamentação no desenvolvimento sustentável

Uma caminhada na Orla de Salvador, na manhã deste sábado (6), promovida pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) em parceria com o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), fará alerta sobre a importância da amamentação para a saúde da criança e sua contribuição no desenvolvimento sustentável do planeta.    

A atividade integra a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) – de 1º a 7 de agosto, e terá um café da manhã, às 8h, no Jardim de Alah, antes da saída até o antigo Aeroclube.  

Como destaca a presidente da Sobape, Dolores Fernandez, “o leite materno é considerado alimento padrão ouro por conter todos os nutrientes que a criança precisa para um desenvolvimento saudável, sem a necessidade do uso de fórmulas ou produtos industrializados. A amamentação deve ser feita com exclusividade nos seis primeiros meses de vida do bebê e deve seguir, pelo menos, até os dois anos, com alimentação complementar”.

Um seminário conjunto da Sobape com o Comitê de Aleitamento Materno de Salvador (Coamas), na sede do Ministério Público da Bahia, em Nazaré, na próxima segunda-feira (8), às 13h30, encerra as atividades da SMAM em Salvador.

Aspecto Sustentável

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre desde 1992, destaca esse ano a importância da amamentação na preservação do meio ambiente, uma vez que o leite materno é produzido de forma natural, não precisa de embalagem nem de transporte e pode ser consumido sem a necessidade de aquecimento.

Seu aspecto sustentável evita a produção e descarte de produtos como mamadeiras e latas de leite artificial cujo tempo para decomposição no solo passa de 100 anos.