Data de Hoje
28 November 2021

Campanha contra poliomielite ganha novo Dia D em Salvador; vacinação segue até dia 31

Cerca de 350 pontos de vacinação serão instalados em locais estratégicos no sábado (29)

Com a meta de proteger pelo menos 95% das crianças com idade entre seis meses e cinco anos residentes na capital baiana, a campanha contra a poliomielite já vacinou pouco mais de 73 mil pessoas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as crianças já vacinadas correspondem a 48% do público alvo estimado em 154.005 pessoas.

Para facilitar o acesso ao imunobiológico, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá no próximo sábado (29), mais um Dia D da campanha, quando cerca de 350 pontos de vacinação serão instalados em locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas, terminais rodoviários e estações de transbordo, além de pontos focais como a Biblioteca Central e o Elevador Lacerda.

A estratégia de vacinação contra a poliomielite seguirá até o dia 31 de agosto em todos os postos de saúde da rede municipal, das 8h às 17h. A pólio, como é conhecida, é uma doença infecciosa causada por vírus que causa paralisia dos membros inferiores, podendo atingir os músculos respiratórios, o que aumenta o risco de morte. A única medida de prevenção eficaz é a vacinação.

Aliada à mobilização contra a pólio, a secretaria também está realizando a administração da dose de Vitamina A para os menores de cinco anos, além da campanha de multivacinação, quando os profissionais de saúde estão realizando a verificação da situação vacinal de cada criança e atualizando a caderneta com a aplicação das doses contidas no calendário básico que estiverem pendentes.

Por: Correio
Facebook Comments