Data de Hoje
30 November 2021

Campanha contra Poliomielite termina segunda-feira (31) com metade das crianças brasileiras vacinadas

Em todas as regiões brasileira, apenas 6,4 milhões foram vacinadas

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que tem por meta imunizar cerca de 12 milhões de crianças entre 5 meses e 6 anos de idade, termina nesta segunda-feira (31), com apenas menos de 50% do público alvo atingido. Em todas as regiões brasileira, apenas 6,4 milhões foram vacinadas.

Mesmo com a expectativa de vacinar, pelo menos, 12 milhões do público alvo em todo o país, o Ministério da Saúde afirma que não deve prorrogar a campanha.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país já que é a única forma de prevenção contra a doença, segundo o Ministério da Saúde.

O último caso no país foi registrado há 26 anos. Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia. Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico.

Os profissionais serão orientados a avaliar a caderneta infantil e a alertar os pais para imunizações vencidas ou em atraso. As doses atrasadas poderão ser aplicadas no mesmo dia ou agendadas para uma data mais adequada.

Por: VN

Facebook Comments