Data de Hoje
29 March 2024

Capital ultrapassa 2 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19; secretário comemora

 

Publicado em 03/08/2021 às 09h36.

Capital ultrapassa 2 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19; secretário comemora

Salvador já tem mais de 650 mil pessoas totalmente imunizadas contra a doença

Mattheus Miranda
Whatsapp
Foto: Betto Jr./SecomPMS
Foto: Betto Jr./SecomPMS

 

A capital baiana ultrapassou, na manhã desta terça-feira (3), a marca de 2 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19. Os dados foram divulgados pelo ‘Vacinômetro’, plataforma da Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) onde são compartilhados os indicadores de imunização do município.

Procurado pelo bahia.ba, o secretário municipal de saúde, Léo Prates, comentou sobre o feito. “Momento importante para a cidade. Dois milhões de doses aplicadas. É um avanço muito grande que conseguimos, graças a meu bom Deus e ao trabalho em parceria com o Governo do estado e o Ministério da Saúde. Apesar das críticas e das falhas que as vezes acontecem, o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionou muito bem em Salvador”, disse.

Ainda de acordo com a SMS, Salvador já tem mais de 650 mil pessoas totalmente imunizadas contra a doença. Além disso, mais de 1 milhão e 420 mil pessoas receberam somente a primeira dose ou dose única dos imunizantes.

Questionado sobre a expectativa de ampliar a vacinação para o público mais jovem, o gestor da pasta afirmou que espera rapidamente vacinar toda a população acima dos 12 anos. “Essa é a nossa meta”, acrescentou.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu na último dia 30 de julho o pedido do Instituto Butantan para ampliar a faixa etária de indicação da vacina CoronaVac. O objetivo é incluir adolescentes na faixa de 3 a 17 anos de idade na bula da vacina.

Até o momento, a única vacina aprovada para menores de 18 anos no Brasil é a da Pfizer. Esse imunizante tem indicação em bula para uso a partir de 12 anos de idade.

Vacinação nesta terça-feira (3)

Nesta terça-feira (3), os indivíduos com 31 anos ou mais, nascidos até 3 de março de 1990, estão recebendo a primeira dose das vacinas das 8h às 12h. Já no período da tarde, das 13h às 16h, a campanha imunizará os indivíduos com idade igual ou superior a 31 anos, nascidas até 3 de julho de 1990. A capital também segue com aplicação das 2ª doses dos imunizantes.

1ª DOSE – 8H ÀS 16H

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), FBDC Cabula, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Vila Militar (Dendezeiros), Arena Fonte Nova (Nazaré), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu) e Unijorge (Paralela).

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, USF Resgate, UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras V, UBS Pirajá, Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), UBS Eduardo Mamede (Mussurunga) e Unijorge (Paralela).

2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 9 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Shopping Bela Vista e Parque de Exposições (Paralela).

Pontos fixos: USF Vale do Matatu, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), Clube dos Oficiais (Dendezeiros), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), Parque de Exposições (Paralela), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora) e USF Vila Nova de Pituaçu.

2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 3 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Pontos fixos: USF Tubarão e USF Curralinho.

2ª DOSE PFIZER – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 09 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Shopping da Bahia, Barradão (Canabrava) e FBDC Brotas.

Pontos fixos: USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), Barradão (Canabrava), FBDC Brotas, USF Plataforma e USF Cajazeiras X.