Data de Hoje
29 July 2021

Carteiras de trabalho serão feitas em prefeituras-bairro e no SIMM

O processo para retirar a carteira de trabalho ficará mais cômodo para os soteropolitanos a partir de junho. Na próxima segunda-feira (15), a prefeitura de Salvador vai assinar um termo de cooperação técnica com o Superintendência Regional do Trabalho (MTE) para que esse documento seja feitos nas dez prefeituras-bairro da cidade e nos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm).

Com a mudança, o cidadão que mora distante dos postos do Serviço de Atendimento do Cidadão (SAC) e da MTE, mas reside próximo de uma prefeitura-bairro ou do Simm terá a opção de fazer a carteira de trabalho mais próximo de casa. Segundo o secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior, nos postos do Simm serão oferecidas 40 carteiras de trabalho por dia. Os servidores vão passar por processo de capacitação e a estimativa é de que o serviço comece a funcionar a partir do próximo mês. 

O secretário informou que nas unidades do Simm haverá duas formas de fazer e retirar as carteiras de trabalho: o cidadão poderá agendar o serviço (como acontece nos SACs, atualmente) ou realizá-lo no mesmo dia, através de senhas. As regras para o atendimento estão sendo definidas.  O diretor-geral das prefeituras-bairro de Salvador, Júnior Magalhães, informou que ainda não existe uma estimativa de quantas carteiras de trabalho serão feitas, por dia, nas dez unidades, mas disse que o atendimento será realizado das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. 

O atendimento será implantado nas dez prefeituras-bairros de uma única vez. Para fazer a carteira de trabalho é preciso apresentar um documento oficial de identificação que tenha nome; data, município e Estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão; CPF; Comprovante de residência com CEP; Comprovação do estado civil. A atual sede do Simm fica no bairro do Comércio, na Rua Miguel Calmon, nº 506, Edf. Ouro Preto e com sedes também em Cajazeiras – Estrada do Coqueiro Grande, 1.902; na Boca do Rio – Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja e Cabula – Praça da Mangueira, 84, Cabula VI.

As prefeituras-bairro estão localizadas nos bairros de Paripe, Centro, Cajazeiras, Itapuã, Ribeira, Rio Vermelho, Cabula, São Marcos, Liberdade e Valéria.

Facebook Comments