Data de Hoje
11 May 2021
Programação Dia das crianças (Foto: Bruno Concha)

Casa do Rio Vermelho faz viagem à infância no Dia das Crianças

Já se imaginou correndo por um jardim florido, repleto de borboletas multicores, um gato preguiçoso e um velho jabuti se escondendo entre as plantas do quintal? Isso é apenas o começo da aventura preparada para recepcionar pais e pequenos na Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, entre memórias, curiosidades e até novidades acerca da vida e obra do casal de escritores.

De acordo com uma das netas do casal, Maria João Amado, que também é coordenadora de Comunicação do memorial, toda a programação do espaço entre os dias 10 e 11 de outubro, às vésperas do Dia das Crianças, tem por objetivo oferecer um clima de “casa de avó”, cheio de brincadeiras, histórias, distribuição de brindes e degustação de picolés. “Esse era um dos agrados prediletos de minha avó, quando tinha os netos reunidos à sua volta: encher a criançada de sorvetes e picolés de frutas”, diz.

O nome escolhido para celebrar essa data já diz muito sobre a proposta da Casa do Rio Vermelho para o Dia das Crianças. “Isso aqui para mim sempre foi a ‘casa de vó’. E é justamente esta sensação, este acolhimento único que queremos passar para as crianças que vierem nos visitar. A simplicidade é o segredo, pois vem acompanhada de carinho e atenção. Tudo sem abrir mão da cultura e da informação sempre voltados para o universo de Jorge e Zélia. Dessa forma, esperamos incentivar o gosto desses meninos e meninas pela leitura, pois com os livros é possível conhecer um pouco mais do mundo, além de nos fazer evoluir como seres humanos”, lembra Maria João.

Atrações – A Casa do Rio Vermelho convidará as crianças presentes no museu para ouvirem a saga do gato Malhado e da andorinha Sinhá, livro escrito por Jorge Amado na década de 1970, sobre o improvável amor entre um felino e um pássaro. Além disso, a paixão entre uma bola artilheira e um goleiro frangueiro – descrita em “A bola e o goleiro”, será tema de uma animada brincadeira entre garotada, com direito a brindes no final.

Em seguida, os pequenos poderão participar de uma divertida caçada à rosa azul no jardim. Livros escritos por Zélia Gattai também farão parte deste cenário preparado para o final de semana. Os personagens do livro “Jonas e a Sereia” ganharão vida por estes dias mágicos e vão interagir com os pequeninos, através de intervenções artísticas comandadas pelos atores Laura Sarpa e Amaurih Oliveira, sob a direção de Ricardo Bittencourt (Los Catedráticos).

Ainda no universo de Zélia Gattai, o livro “Pipistrelo das mil cores” será apresentado por Paloma Amado, uma das filhas dos escritores, que se juntará às crianças nesta viagem fantástica sobre um dragão diferente de todos os demais das histórias infantis, pois expressava as emoções por meio das cores de suas asas, que se alteravam conforme o humor do bichinho. “Minha participação neste evento se dará da forma mais natural possível, como deve ser uma conversa de uma avó com os netos. Até mesmo porque, quando se trata de crianças, não se pode programar muita coisa. Elas simplesmente acontecem de acordo com a reação delas”, comenta.

A Casa do Rio Vermelho fica na Rua Alagoinhas, 33, no bairro do Rio Vermelho, e está aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Alunos e professores de escolas públicas não pagam. Pais acompanhados de crianças de até 10 anos pagam meia-entrada (um adulto por criança). Nos dias 10 e 11 de outubro, quem for ao memorial acompanhado de uma criança de até 10 anos pagará meia-entrada (um acompanhante por menor).

Confira toda a programação preparada para agradar crianças e adultos neste final de semana:

* O Gato Malhado e a Rosa Azul: durante todo o final de semana, as crianças que estiverem na casa serão convidadas a ouvir a história do “Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, no Lago dos Sapos, e logo em seguida participar de uma Caça à Rosa Azul, no jardim do museu.

Paloma conta história: nos dias 10 e 11 de outubro, às 11h, Paloma Amado, filha dos escritores, estará no memorial contando a história do “Pipistrelo das mil cores” (livro de Zélia Gattai) para as crianças.

* Colorindo Jorge e Zélia: dias 10 e 11 de outubro, pela tarde, as crianças serão convidadas a pintar desenhos produzidos especialmente para a data pelos alunos do professor Luiz Mário, da Escola de Belas Artes da Ufba, e terão auxílio técnico com dicas desses mesmos alunos.

* Personagens ganham vida: “Jonas e a Sereia”, personagens do livro homônimo de Zélia Gattai, estarão na Casa do Rio Vermelho nas tardes de sábado e domingo (10 e 11) recepcionando as crianças e fazendo pequenas apresentações. Para essa ação, haverá a participação dos atores Laura Sarpa e Amaurih Oliveira, dirigidos pelo ator e diretor Ricardo Bittencourt.

* Distribuição de picolés: no domingo (11), os visitantes ganharão um picolé de frutas para se refrescar no jardim do memorial.

* A Bola e o Goleiro: dias 10 e 11 de outubro, pela tarde, as crianças serão convidadas a participar de uma brincadeira inspirada no livro “A Bola e o Goleiro” de Jorge Amado, no jardim da Casa do Rio Vermelho.

Por Agecom
Facebook Comments