Data de Hoje
2 August 2021
(Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Casarão na Soledade ameaça cair e Codesal diverge solução com Ipac

Técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) visitaram o casarão da Rua Professor Viegas, que fica no bairro do Barbalho, na capital, e corre risco de desabamento. A rua está interditada há oito dias. A visita foi feita para monitorar as partes instáveis do prédio, na manhã desta quinta-feira (27). Durante a vistoria, a Codesal identificou outros 22 edifícios em situação de risco, na área da Soledade.

Apesar do bloqueio para impedir que veículos circulem, pedrestes tem acesso a via livremente. O casarão foi cercado com tapume pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), para evitar que alguém se machuque, caso caia.

O dono do imóvel já foi identificado para fazer as intervenções, mas, de acordo com a Codesal, ele procurou o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e pediu ajuda por não ter condições financeiras para fazer a reforma.

O Ipac respondeu, no entanto, que não tem responsabilidade pelo casarão, porque o prédio fica dentro da área de proteção ambiental, e portanto não tem atribuições legais para interferir. A Codesal contestou e disse que o Ipac é o responsável pelo imóvel e que só vai tomar providências depois do posicionamento do Instituto.

A Defesa Civil informou ainda que três ofícios foram enviados ao Ipac, o último deles na segunda (24), mas que ainda não obteve resposta. (Por G1)

Rua onde o casarão está interditado (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Facebook Comments