Data de Hoje
29 April 2024
Castra móvel projeto da vereadora Ana Rita/ Foto: Reprodução

Castramóvel atende cães e gatos no Pau Miúdo

Vereadora Ana Rita diz que clínica móvel ficará por 30 dias no Complexo César Araújo

O serviço itinerante de esterilização animal, gratuito, da Prefeitura de Salvador, atenderá no mês de novembro cães e gatos da região do bairro de Pau Miúdo. Segundo a vereadora e ativista da causa animal Ana Rita Tavares (PMB), o Castramóvel, como é conhecido, ficará estacionado por 30 dias no Complexo César Araújo, na Rua Marquês de Maricá, ao lado do Hospital Ernesto Simões.

Para Ana Rita, autora do projeto que originou o Castramóvel, o cidadão que castra seu animal realiza um ato de responsabilidade, já que não se trata apenas de prevenção de doenças, mas também para contribuir com a redução da quantidade de filhotes indesejados. “Esses filhotes acabam frequentemente abandonados nas ruas ou em situação de maus-tratos”, lamenta a vereadora.

Documentos

O atendimento para triagem e vacinação é feito às segundas e terças-feiras, a partir das 8h, respeitando a ordem de chegada. As cirurgias são realizadas sempre das 8h às 12h, às quartas e quintas-feiras. Para estar apto à cirurgia, o cão ou gato deve ter idade entre oito meses e cinco anos, com peso mínimo de 1,8 kg para felinos e 1,6 kg para caninos, além de apresentar boa condição de saúde. Fêmeas que estejam em período gestacional não podem ser submetidas ao processo.

O guardião do animal deverá apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, Cartão do SUS e cartão de vacinação do animal. A vacina antirrábica do Pet, que é fornecida nos postos de saúde, tem que estar atualizada.

Ascom- CMS