Data de Hoje
16 April 2024
Foto reprodução

Catamarã que bateu em baleia chega a Salvador

Um catamarã da empresa Farol do Morro que faz a travessia entre Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, e Salvador colidiu em uma baleia na manhã desta segunda-feira (11) na altura da praia de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica. O acidente aconteceu por volta das 9h20. 

“Recebemos as informações de que a embarcação bateu em uma baleia. Ela atravessou e se chocou com a embarcação. Ela quebrou o leme e um dos dois motores pararam de funcionar.  A embarcação deveria chegar em Salvador às 11h, mas até o momento não chegou na capital. Ela está vindo com apenas um motor e por isso vai demorar mais”, explicou Jacinto Chagas, presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). 

De acordo com a Astramab há pelo menos 25 passageiros e três tripulantes na embarcação – a capacidade é de até 40 passageiros. Não há informações sobre feridos.

 Segundo o comandante do catamarã que fazia a travessia Morro de São Paulo-Salvador, em entrevista a jornalistas na chegada da embarcação a Salvador, o choque contra o animal foi inesperado.

“É comum que baleias aparecem durante esse trajeto, mas como hoje, nunca vi tantas baleias. A gente não esperava que as baleias se aproximassem tanto. Um baque muito forte que abriu dois buracos no casco da embarcação. Tentamos fazer o possível, alertamos”, disse.

Segundo informações, a baleia no momento do salto teria batido no casco da embarcação. Haviam pouco mais de 20 pessoas na embarcação que foram acalmadas pelos dois marinheiros que estavam presentes. Boa parte dos passageiros eram turistas voltando do feriadão no morro. Não há informações de pessoas feridas. Correio