Data de Hoje
26 April 2024
Centro Histórico Dia e noite/ Foto arquivo Click Notícias

Centro Histórico agitado esta semana com Pelourinho Dia e Noite 2016

A Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), retoma a programação cultural do Pelourinho Dia e Noite neste início de 2016 com uma série de atrações gratuitas nas ruas do Centro Histórico. Já nesta quinta-feira (7), às 19h, o projeto Poesia no Pelô traz “Clicheria”, espetáculo multiartístico formado por Daniel da Cruz, Maria Cajado, Tereza Cristina, Taíssa Cazumba e Tiago Oliveira e onde o teatro canta, a palavra acontece, pinta, vibra e dança. Nesta sátira popular, dois produtores recriam o aplicativo mais clichê da história: a máquina do tempo, o principal negócio deles é ensinar, mas, revivendo culturas em diversas épocas, passadas e futuras, acabam aprendendo uma grande lição.

Nesta sexta-feira (8), às 18h, no Cruzeiro de São Francisco, a temporada de Músicas nas Esquinas será reaberta com o som do “Ambiente Brasileiro”. No sábado (9), às 19h, o grupo de amigos, artistas e amantes do samba se reúnem no “Bloco De Hoje a Oito” e revive o carnaval de rua nas ladeiras do bairro Santo Antônio Além do Carmo, retomando a tradição das antigas escolas de samba. Já no aquecimento para a folia, o samba-enredo de 2016 presta homenagem ao compositor Riachão.

O chorinho também tem vez e voz com o “Hora do Choro” no domingo (10), às 18h, na Cruz do Pascoal. Para quem gosta e para quem quer conhecer o ritmo, o grupo traz, no repertório, novas composições de choros instrumentais e cantados.

Concerto nas Igrejas e Programação Infantil – O Grupo Transcendental faz música instrumental com estilo definido como Afro-Barroco, desenvolvido através de pesquisas com ênfase nos costumes e manifestações culturais do Recôncavo. Composto por três alabês, oriundos do Terreiro de Candomblé e especialistas em música Afro-Religiosa, e dois instrumentistas de sopro, com Origem em Filarmônica, Piano, Guitarra e Baixo, o grupo traz influências dos cantos católicos e do candomblé. A apresentação acontece no domingo (10), às 11h, na Igreja do Rosário dos Pretos.

Já a criançada pode curtir no domingo (10), às 16h, a trupe do Circo na Rua, que leva apresentações circenses para o Cruzeiro de São Francciso – Pelourinho. A promessa é de movimento, som, cor e integração. O grupo traz a arte de rua utilizando as ferramentas do circo.

aa222

Pelourinho Dia e Noite

Galeria a Céu Aberto – Até 31 de janeiro, todos os dias, no Terreiro de Jesus, o projeto Galeria a Céu Aberto apresenta fotos tiradas por Saulo Kainuma das obras de Leonel Mattos. O objetivo da mostra é, a cada dois meses, promover a exposição de arte ao ar livre de artistas baianos. As imagens estão expostas em tempo integral para apreciação de baianos e turistas que circulam pelo Pelourinho.

Personagens Vivos – Fazendo o maior sucesso, os Personagens Vivos prosseguem se misturando a turistas e baianos, num espetáculo itinerante em forma de cortejo pelas praças e ruas do Pelô. Assim, quando Zumbi dos Palmares, acompanhado dos tambores, dá as boas vindas aos turistas que chegam à Salvador, também chamada de Roma Negra, é iniciado um passeio inusitado e irreverente. Com início na Praça Municipal, o passeio segue para a Praça da Cruz Caída, onde Carmem Miranda e Dorival Caymmi fazem uma pequena performance com a música “O que é que a baiana tem” e unem-se ao grupo.

Na Praça da Sé, Castro Alves ganha vida, declama um poema, adentrando o movimento e seguindo o caminho. No Terreiro de Jesus, Tieta dá o ar da sua graça, conta sua história e passa a integrar a turma, indo ao encontro de Raul Seixas em uma das ruas do Pelourinho. Cantando trechos das próprias músicas, Raul conduz a comitiva até a bela Gabriela cor de cravo e canela. Jorge, o Amado, em frente à sua casa – a Fundação Jorge Amado – é anunciado pelo cortejo, convida Dona Flor e seus dois maridos, onde seguem todos ao encontro de Michael Jackson na Ladeira do Pelourinho, ao som da percussão com músicas do Olodum.

Todos juntos, personagens, turistas e soteropolitanos, encerram a ação em uma grande festa musical. É nesse clima de descontração, história, poesia, música e magia que, até fevereiro, Salvador recebe os turistas que chegam dos cruzeiros. Toda ação é registrada por um fotógrafo e disponibilizada, posteriormente, no flickr da Prefeitura de Salvador (https://www.flickr.com/photos/prefeituradesalvador). Para facilitar a compreensão, instruir e orientar os turistas, um guia acompanha todo o trajeto. ​