Data de Hoje
16 May 2021
Foto: Mauro Akin Nassor/Fotoarena/Folhapress

Cerca de 400 mil pessoas devem levar oferendas para a Rainha do Mar

Um mar de rosas. Esse é o cenário esperado para a celebração da tradicional Festa de Yemanjá, que acontece durante toda essa terça-feira (2). De acordo com a prefeitura de Salvador, cerca de 400 mil pessoas devem visitar o Rio Vermelho levando oferendas para a Rainha do mar. A programação começou às 5h, com a chegada do presente de Iemanjá, com alvorada e abertura da Colônia de Pescadores.

O aposentado, Fernando Prates, foi um dos que acordaram cedo para saldar a orixá. “Acordei às quatro da manhã. Comprei minha rosa e fui o primeiro agradecer e depois pedir proteção à Yemanjá. Agora estou voltando com o coração tranquilo e posso fazer minhas outras atividades do dia. Moro aqui no Rio Vermelho, então todos os anos, no dia 2 de fevereiro, é assim que começa o meu dia”, conta.

 Fotos: Chayene Guerreiro/Bocão News

Foto: Chayene Guerreiro/Bocão News

A recepção dos presentes acontece até ás 15h30. Em seguida, inicia-se o cortejo para a entrega dos balaios, que esse ano contará com cerca de 200 embarcações. O compositor e cantor, Carlinhos Brown, será a principal atração musical do palco montado no novo mirante do Rio Vermelho, localizado na Praia da Paciência, a partir das 14h. O artista estará acompanhado da Bateria Sustentável, composta por 100 percussionistas.

A estudante Ana Alice Rocha chegou cedo com as amigas e pretende ficar até o final da festa. “Viemos preparadas. Uma tia mora aqui no Rio Vermelho, então vamos pra casa descansar um pouco e depois voltamos para ver os presentes saindo e acompanhar os shows. A minha família sempre vem e volta cedo. Essa é a primeira vez que venho para ficar até o fim. A expectativa e a animação é grande, ” disse.

Veja a programação completa da festa de Iemanjá:

1h / 1h30 – Entrega do presente de Oxum (Dique do Tororó)

5h – Chegada do presente de Yemanjá, com alvorada e abertura da casa

5h às 15h30 – Recepção dos presentes da Colônia de Pescadores

6h às 7h – Participação do Governador Rui Costa

14h às 15h30 – Cortejo da Bateria Sustentável de Carlinhos Brown, com 100 percussionistas

15h30 – Participação do prefeito ACM Neto, na saída dos presentes

15h30 –  Cortejo para a entrega dos presentes – entre 150 e 200 embarcações farão a entrega

17h30 – Fechamento da casa

Por Bocão News
Facebook Comments